O ano era 1983 e seria marcado pelo lançamento do Apple Lisa, o primeiro computador pessoal baseado em interface gráfica. Provavelmente você nunca tenha ouvido falar deste computador, mas acredite ele mudou a história da computação mundial. Isso porque em uma demonstração previa do Lisa, na casa de Steve Jobs, estava um ainda desconhecido candidato a bilionário chamado Bill Gates, que em parceria com Paul Allen havia fundado a Microsoft em 1975.
Gates sabia que precisava daquilo em seu sistema operacional, o MS-DOS, que ainda era baseado em comandos digitados na tela e complicado para aqueles que não tinham uma boa noção de programação. Assim em 1984 a Microsoft anunciava o que viria a ser o sistema operacional mais usado do mundo: Nascia o Windows.
Embora muito contestado por copiar o Apple lisa o Windows mudou a forma como vemos a computação e por décadas tem se mantido como o sistema operacional dominante no mercado. E com o tempo ele evoluiu.
Em 1995 era anunciado o Windows 95. Embalado pela canção "Start Me Up" dos Rolling Stones nascia com ele o botão iniciar. Presente na versão do Windows NT 3.11 de 1993 foi o Windows 95 que popularizou o famoso ícone presente na maioria dos nossos teclados.
Esqueça o curtir do facebook, o seu navegador de internet ou o angry birds do seu smartphone. Em matéria de cliques ninguém supera o botão iniciar do Windows. Marca inconfundível em todas as versões se tornou um símbolo da franquia.
Mas seu reinado esta preste a acabar. Isto porque em 13 de dezembro de 2011 aMicrosoft anunciou a primeira versão de testes do Windows 8, seu novo sistema operacional. Disponível gratuitamente no site da empresa o Windows 8 promete ser a grande revolução da plataforma. E logo ao acessar a interface (chamada Metro) é possível ver uma grande diferença: Ele não esta lá.
Isso mesmo, você não vai encontrar o botão iniciar no Windows 8. A empresa de Redmond resolveu adotar uma cara totalmente nova para sua maior criação. Em um mundo dominado por tablets e smartphones a Microsot se reinventou para continuar viva e dominante no mercado de sistemas operacionais e com isto o Windows ganha uma nova abordagem, totalmente baseada em integração e simplicidade.
Nesta série de artigos vamos entender as mudanças no Windows 8, porque ele parece ser tão diferente e ao mesmo tempo tão igual ao Windows 7. Vamos ver suas novas funcionalidades, navegar pela Windows Store, aprender a baixar os jogos do X-Box para o Windows 8 e armazenar seus arquivos na nuvem. Vamos ver a Metro, nova interface da Microsoft, e principalmente vamos falar o porque você irá querer ele em seu tablet.