O assistente administrativo faz o suporte na área de gestão de empresas. É ele quem verifica a forma de fazer alguma operação, focando na melhor logística.
Aí, sabendo disso, muita gente começa a buscar vagas de emprego para assistente administrativo. Mas, você sabe qual é a formação desse profissional, o salário e como encontrar as oportunidades de trabalho? Listamos tudo isso abaixo.
Ah, e só para lembrar, o profissional da área controla as receitas e despesas e ainda gerencia atividades de organização como atualização de cadastro, atendimento a fornecedores e emissão de documentos.
Saiba mais sobre a atuação de um assistente administrativo e aprenda encontrar vagas.
Formação e características
O pré-requisito, na maioria dos casos, para pessoas que quiserem trabalhar como assistente administrativo é ter o Ensino Médio completo. Quem tem curso superior ou algum curso técnico ou livre específico acaba saindo na frente.
Conhecer outras línguas como inglês e espanhol também é vantajoso, além de saber informática. É necessário ainda ser organizado, ter iniciativa, capacidade de concentração, falar bem e administrar atividades de escritório da melhor maneira possível o tempo.
Mercado de trabalho e salário
O profissional pode trabalhar em diversas áreas, pois são úteis em qualquer negócio: lojas, escolas, indústria, escritórios. Então é possível trabalhar em empresas privadas, públicas ou até mesmo em ONGs.
Outros cargos possíveis nessa profissão são: assistente de atendimento, assistente comercial e de compras e até em departamento de pessoal. E essas vagas “parecidas” também vão aparecer quando você buscar um trabalho de assistente administrativo.
O assistente administrativo em São Paulo, segundo o Indeed, ganha cerca de R$ 1.600 por mês. O salário foi estimado a partir de 5.682 funcionários, usuários, e anúncios de vagas no site nos últimos 36 meses.
Esse valor pode mudar de um local para outro, de uma empresa para outra, por isso, é necessário procurar bem o que pode ser melhor para você.
Dicas para procurar uma vaga
Na hora de ir atrás de um emprego, procure sempre usar o seu currículo como porta de entrada. Ele precisa estar muito bem escrito, com todas as suas habilidades e formações resumidas.
Não coloque foto, a não ser que o empregador peça por isso. No caso de currículos online, insira o máximo de palavras chave possível. Isso ajuda a colocar você no topo de sites de buscas, o que facilita a visibilidade.
Caso a empresa peça o currículo por e-mail, agradeça a oportunidade e coloque-se à disposição para outras informações. Se você ainda for dono daquele e-mail criado na pré-adolescência, esqueça. Faça um e-mail novo com o seu nome e sobrenome, sem apelidos, para parecer mais profissional.
Plataformas para cadastrar o currículo
Se você quer ingressar na área e não sabe por onde começar pode aproveitar plataformas de anúncios online para procurar uma oportunidade. Dois exemplos são os seguintes sites:
Ambos possuem uma quantidade enorme de ofertas de trabalho de empresas cadastradas e milhões de usuários procurando uma vaga. Basta inserir na barra de busca de cada plataforma o nome do cargo, no caso, "assistente administrativo".
Depois, é só escolher o anúncio desejado e aguardar a análise do currículo. Você vai preencher um cadastro e a própria plataforma coloca o candidato em contato em contato com o anunciante.