As tranças de fibra viraram tendência de moda nos últimos tempos e uma das maiores dúvidas quando se vai fazer fazer algum tipo de trança afro nos cabelos.
Utilizando as tão faladas tranças de fibra, é o tipo de material a ser utilizado, qual a diferença entre eles e tudo mais que envolve esse tipo de trança?
E se essa também é a sua dúvida, confira abaixo quais são os materiais mais utilizados para fazer as tranças.
E tudo mais que você precisa saber para fazer a sua escolha com mais propriedade e não se arrepender mais tarde. Vamos lá?
Tranças de Fibra: Kanekalon
As tranças de fibra Kanekalon são uma fibra sintética mais sofisticada, com pouco brilho e disponível em diversas cores.
A marca é de fabricação japonesa e vende bastante nos Estados Unidos e no Brasil.
Sua principal vantagem é que se trata de um material mais barato. Então, se você está querendo economizar um dinheirinho, é a opção certa para você!
Porém, o Kanekalon pode não se encaixar bem em alguns perfis de mulheres, adquirindo um aspecto pesado e mais artificial.
Tranças de Fibra: Jumbo
Assim como o Kanekalon, as tranças de fibra Jumbo são bem baratinhas, sendo ótimas para quem quer investir em um estilo afro de cabelo, mas deseja economizar.
Entre as suas principais vantagens está o efeito mais natural, a facilidade em fazer diferentes tipos de penteados e a grande variedade de cores disponíveis para apostar.
Tudo isso proporcionado por um material leve, bonito e relativamente barato. A opção perfeita!
Tranças de Fibra: estilos trançados com nagô e box braids
As tranças de fibra mais utilizadas e mais buscadas pela mulherada atualmente são as tranças nagô e box braids.
A nagô, também conhecida como “trança raiz”, é colocada bem próxima a raiz do cabelo, permitindo variar bastante o tipo de desenho e proporcionando um efeito bem natural e muito bonito.
Já as box braids não começam na raiz do cabelo como a nagô, mas são umas tranças mais soltinhas e leves, também proporcionando uma boa flexibilidade na escolha do desenho e um aspecto bastante leve e bonito.
Cuidados com as tranças de fibra
Uma das principais preocupações de quem deseja colocar algum tipo de trança de fibra é o cuidado necessário para mantê-las.
Porém, não há muito segredo.
Para os cuidados diários com as tranças de qualquer material é indicado lavá-las duas vezes por semana, passando shampoo apenas na raiz, onde uma boa limpeza é imprescindível.
Algumas pessoas usam condicionadores e máscaras de hidratação, mas esse uso é um pouco controverso, já que pode deixar resíduos nas tranças mesmo após enxágue.
E para evitar que as tranças se desfaçam com facilidade, o indicado é dormir de touca. Essa precaução também ajuda a reduzir o frizz.
Manutenção
Por fim, quem opta por utilizar as tranças de fibras precisa ficar atenta ao período de manutenção delas.
Com as tranças nagô, por exemplo, por serem bem rente à raiz, a manutenção deve ser feita novamente a cada 15 dias ou menos.
Quem optar pela box braids pode ficar mais tranquila, pois o tempo mínimo para manutenção é de aproximadamente 3 meses.
Para os demais materiais, é importante conversar com quem vai aplicar para saber melhor como proceder.