Como funcionam, no Tesouro Nacional, os Títulos Pós-Fixados Tesouro Selic? Em primeiro lugar vamos definir o que é um título pós-fixado. Os títulos públicos são divididos em duas categorias: Os Prefixados e os Pós-fixados.
Além disso, os Pós-Fixados se subdividem em Tesouro Selic e Tesouro IPCA+. Esse último ainda pode ser com ou sem juros semestrais. Nesse artigo, entretanto, vamos falar sobre os Títulos Pós-Fixados Tesouro Selic.
Você vai poder compreender as vantagens desse tipo de aplicação. Os benefícios serão explicados com base nas informações formais do Tesouro Nacional.
Os Títulos Pós-Fixados Tesouro Selic têm seu valor corrigido por um indexador que é a taxa básica de juros. Confira mais informações a respeito dessa modalidade, a seguir.
Títulos Públicos Pós-Fixados
Os pós-fixados recebem essa denominação porque os seus retornos mudam conforme o comportamento de variáveis da economia. Por exemplo, a inflação (Tesouro IPCA+) ou a taxa básica de juros, conhecida como Taxa Selic.
Taxa Selic
Taxa Selic é uma taxa de juros básica da economia. Ela serve de referência para a realização de negócios. Por exemplo, empréstimos, financiamentos entre bancos, empresas e fundos de investimentos.
O Tesouro Selic possui fluxo de recebimento simples. Ou seja, você faz a aplicação e recebe o valor investido, somado aos rendimentos, na data de vencimento do título.
Contudo, pode receber antes disso, se você optar por resgatar o seu investimento antecipadamente.
Títulos Pós-Fixados Tesouro Selic
Por ser pós-fixado, não é possível saber o quanto você receberá exatamente de remuneração, até a data de vencimento do título. Uma vez que a rentabilidade do Tesouro Selic acompanha a taxa de juros Selic, que pode ser alterada ao longo do tempo.
O preço do Tesouro Selic é atualizado diariamente pela taxa Selic efetiva do dia. A intensidade com que seu preço é atualizado, vai depender do nível dessa taxa de juros. Quando os juros sobem, a sua rentabilidade, a partir desse momento, aumenta. Ou seja, o título se valoriza mais rápido.
Mas quando os juros caem, sua rentabilidade futura cai, reduzindo a sua intensidade de ajuste de preço. Assim, não importa se a taxa Selic vai subir ou cair, pois, por esse fator de capitalização, o valor do seu investimento sempre aumentará.
Retornos dos Títulos Pós-Fixados Tesouro Selic
Os retornos oferecidos pelo tesouro Selic também dependerão do preço sob o qual ele estiver sendo negociado no momento do seu investimento. Podem estar:
- Ao Par
- Com Ágil
- Deságil
Para entender melhor a rentabilidade oferecida pelo Tesouro Selic, vamos analisar como essa informação pode aparecer no site do Tesouro Direto.
Na coluna referente a rentabilidade bruta anual oferecida pelo Tesouro Selic, você poderá enxergar 0,00.
Isso significa que você receberá, como retorno, exatamente a taxa Selic acumulada no período entre a data de investimento e a de vencimento do título.
Retornos
Desse modo, se a taxa Selic for de 10% a.a. você receberá como retorno 10% a.a. Nesse caso, você estará comprando um título "ao par".
Se essa coluna estiver preenchida com valores negativos, -0,02, por exemplo, você receberá como retorno, a taxa Selic do período MENOS 0,02 pontos percentuais.
Ou seja, se a Selic for de 10% a.a. a sua rentabilidade será de 9,98% a.a. Com isso, você estará comprando um título "com ágil". Ou seja, um título mais caro do que o seu valor ao par.
Por estar mais caro, a sua rentabilidade fica abaixo da taxa Selic. Por outro lado, se esse título estiver oferendo um valor positivo como +0,02, a sua taxa de rentabilidade será dada pela variação da Selic mais 0,02.
Assim, se a taxa Selic for de 10% a.a. você terá como taxa de rentabilidade 10,02% a.a. dali em diante. Nesse caso, você estará investindo em um título com "deságil".
Ou seja, um título mais barato do que o seu valor ao par. Acarretando assim, um nível de rentabilidade superior a taxa Selic.
Sugestão e Orientação
O equilíbrio entre oferta e demanda pelo Tesouro Selic é que vai determinar se o seu preço será negociado ao par, com ágil ou deságil.
O Tesouro Selic é considerado o tipo de título mais conservador, sendo indicado para quem quer evitar volatilidade no saldo do seu investimento.
Ou quem quer fazer uma reserva de emergência, que poderá ser resgatada a qualquer momento. Faça as suas ponderações com bastante calma, mas não deixe de tomar uma decisão seguida de uma atitude.
Para ajudar a esclarecer dúvidas, o site oficial do Tesouro Nacional pode te esclarecer ainda mais, fazendo você entender cada título em seus mínimos detalhes.