Se tem algo que todos nós desejamos é uma boa saúde, acreditamos que ter saúde é fundamental, mas nos esquecemos da nossa parte para cultivá-la em perfeito estado. O que podemos e devemos fazer para proteger o nosso corpo? Será que existe algo que pode ser feito para combater doenças e ameaças internas?
A resposta é SIM! Cada vez mais estudos apontam para o papel do estresse na causa de diversas doenças. Um índice cada vez mais alto de cânceres, doenças cardiovasculares, doenças de pele e gastrointestinais, bem como depressão, transtornos de ansiedade e bipolaridade, ganham relação direta com o estresse.
E você pode se perguntar: POR QUÊ? É simples! O estresse atua diretamente sobre o sistema imunológico do nosso corpo, sistema este, responsável por nos proteger de possíveis doenças. Desde uma pequena gripe até o tão temido câncer. Quando o estresse se prolonga, a “pressão” que ele faz no sistema imunológico abaixa nossas defesas naturais, consequentemente, ficamos mais vulneráveis a qualquer tipo de doença.
Estressado, eu?
O que nós não pensamos ao ler um artigo como este, é que nós podemos ser o alvo fácil do estresse. Pensamos no nosso amigo, primo, colega de trabalho, mas nem nos lembramos de verificar como anda nosso próprio medidor de estresse. Segue então uma ajuda, uma lista dos principais sintomas de estresse. Que tal fazer uma auto avaliação?
Sintomas de Estresse
- Insônia
- Cansaço persistente
- Irritabilidade
- Ansiedade por mais tempo
- Falta de concentração
- Dor de cabeça frequente
- Mudanças alimentares
- Alterações intestinais (constipação ou diarreia)
- Tontura
- Dificuldades com a memória
- Dores musculares
- Taquicardia
- Falta de ar
Dentre muitos outros. Alguns estudiosos indicam níveis de estresse, se você identificar a persistência de muitos sintomas listados, então está na hora de procurar um profissional e pensar em alterar sua rotina.
Quer começar? Aqui vão algumas dicas de tratamento sem remédios!
Dica 1. Exercícios físicos
Um dos maiores inimigos do estresse é justamente a prática regular (no mínimo três vezes por semana) de exercícios físicos. Qual deles é o mais indicado? VOCÊ DECIDE!!!
A principal regra para que o exercício seja um prazer e não um dever, é que você escolha algo de que goste. Não adianta fazer um exercício por obrigação, isso apenas faz com que aumente sua sobrecarga, e ao invés de ajudar, atrapalha. Se você gosta de correr, tire ao menos meia hora por dia para dar uma corridinha num lugar arejado e fazer seu corpo se movimentar, liberando hormônios e fazendo com que a tensão diária se desfaça.
Dica 2. Boa alimentação
Uma alimentação bem feita pode fazer milagres pelo seu corpo! Com a correria do dia a dia dificilmente tiramos tempo para uma refeição com calma. Então se dê um tempo! Privilegie seu horário de almoço. Faça uma refeição balanceada e ganhe a energia de que precisa.
Quando nos alimentamos corretamente, ganhamos toda energia de que precisamos. Poderíamos ter menos problemas de saúde, se comêssemos melhor. Colocando mais verduras, legumes e frutas em nossa dieta, além de ingerir bastante água durante todo o dia.
Dica 3. Lazer
Ninguém sobrevive numa rotina preenchida apenas por trabalho e obrigações. É necessário que demos aos nossos dias pitadas de alegria, fazendo coisas que nos deem prazer. Que tal um cineminha no meio da semana, depois de um dia cheio no trabalho? Ou aquele drinque com os colegas para comemorar a chegada do fim da semana? Ou ainda uma tarde dedicada à família e aos pequenos prazeres compartilhados? Pequenas e grandes coisas podem e devem fazer a diferença.
Dica 4. Invista em você!
Tire tempo apenas para respirar. Para ler um bom livro ou ouvir a música de que gosta. Muitas vezes nos pegamos distribuindo favores, fazendo inúmeras coisas todos os dias para todo mundo e esquecemo-nos de fazer por nós mesmos.
Uma boa dose de bom humor e pronto! Mande o estresse para bem longe! Nade contra a corrente desses dias loucos que exigem cada vez mais de nós, dê aquilo que é possível e deixa o resto por conta da vida!