A síndrome de vasovagal é uma doença que provoca uma diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos nos seres humanos. Como resultado, começam a aparecer sintomas típicos da doença, como os sinais de fraqueza, dor de cabeça, palidez, calor e até mesmo o desmaio.
Esse último sintoma, que é o de desmaio, pode acontece por conta de uma dilatação dos vasos sanguíneos, devido ao estímulo inadequado de um nervo chamado nervo vago, que faz parte do sistema nervoso autônomo.
Os especialistas explicam que quando estamos em pé, o sangue tende a se acumular nos membros inferiores do nosso corpo devido à pressão atmosférica. Com isso e para manter a pressão, o nervo envia comandos para contrair os vasos.
Até aí, tudo certo e explicado. Só que diante de certos gatilhos, esses sensores dizem erroneamente que a pressão está alta. O resultado é que os vasos dilatam, provocando o desmaio e os outros sintomas que foram listados aqui.
Na maior parte das vezes, o transtorno ocorre quando o indivíduo fica muito tempo em pé ou até mesmo em ambientes fechados ou mais quentes. Assim, a pratica de exercícios físicos e ingerir bebidas alcoólicas são outros motivos da crise ou que podem acentuá-las.
A prevenção
A síndrome de vasovagal é um transtorno muito incomum até hoje, sendo que muitas pessoas sequer ouviram falar. Justamente por isso, ela se torna perigosa quando acontece. A síndrome não chega a causar óbitos, porém pode causar quedas e machucar o indivíduo de forma grave.
Hoje em dia, quem está aprendendo sobre a doença ou já sofreu com ela, está mais atento aos sintomas. Por isso, abaixo iremos citar algumas dicas que para pessoas com o mesmo problema. Sendo que todas são formas de prevenir a doença.
Praticar atividade física regularmente (que contribui para o aumento da capacidade cardiovascular e uma melhor circulação sanguínea). Outra coisa é manter-se bem hidratado e alimentar-se adequadamente. Também é importante evitar ficar muito tempo em pé e em lugares abafados.
Por fim, para prevenir a doença, que pode aparecer “sem motivos”, a dica é deitar-se ou pelo menos se sentar quando começar a sentir os sintomas, para a pressão voltar ao normal mais brevemente.
Caso real
Formada em pedagogia, Nataly Tardelli, de 32 anos possui um tipo de transtorno. A pedagoga sempre pensou que esses problemas poderiam ocorrer por motivos “naturais”, como a má alimentação ou beber pouca água.
Mesmo achando isso normal, Nataly sempre tinha o receio de sair na rua e passar mal.
Devido a vários transtornos, Nataly procurou um hospital após mais uma vez passar mal fora de casa. Depois de dar entrada no hospital, a neurologista propôs internar Nataly por 5 dias, para analisar melhor e conter melhores resultados.
Após um teste chamado “Tilt Teste”, foi detectado o vasovagal.
Isso quer dizer que ainda que se conheça a doença, apenas um médico é indicado para fazer a constatação, sendo que para isso pode ser necessário o uso de equipamentos e tecnologias. Por isso, sempre busque ajuda médica em hospitais e consultórios.