Certamente em alguma situação da sua vida você precisou que uma faca sua fosse afiada ou ao menos teve a curiosidade de saber como é feito este serviço e talvez até hoje não saiba. Não é verdade?
Para fazer o afiamento de uma faca, um dos instrumentos usados é a chaira, o nome pode lhe parecer estranho, mas com certeza, sabe do que estamos falando.
Chaira ou também conhecido como fuzil é aquele instrumento de aço que açougueiros usam e ficam alisando as facas para poder ter um corte mais preciso nas carnes. Seu formato normalmente é cilíndrico e com fissuras na sua superfície ferrosa.
Função da chaira
A chaira deve ser sempre a primeira solução a ser empregada para fazer o afiamento de uma lâmina ou faca.
O objetivo deste instrumento não é tirar material da lâmina, muito pelo contrário, sua função é simplesmente fazer o indireitamento.
Sendo assim, é crucial que seja usado todos os dias após a utilização da faca ou pelo menos, toda vez que o objeto cortante não esteja cortando corretamente.
Para se fazer a afiação da faca, o mais importante é o ângulo dela, que precisa estar entre cerca de 10 e 15 graus.
Como utilizar o utensílio
Para usar a chiara existem alguns métodos.
O primeiro e mais simples de compreender, consiste em primeiramente pegar a lâmina da faca e a deslize totalmente contra a chaira, sempre iniciando com base e terminando pela ponta.
Alguns mestres de cozinhas fazem o contrário, mas se não tiver muita experiência, corre mais riscos de machucar os dedos.
Não tem necessidade de repetir o processo inúmeras vezes, entre 5 e 10 vezes para cada lado da lâmina já é o suficiente.
Outro método, utilizado por Gordon Ramsay, ao invés de deslizar a lâmina contra a chaira, ele escorrega a lâmina pela chaira.
Uma das formas mais seguras é apoiar a ponta da chaira em uma mesa, segurando-a para baixo.
Depois, encoste a faca nela e incline delicadamente para achar o ângulo do fio da faca (após algumas tentativas você vai conseguir “sentir” essa angulação).
Por fim, deslize a faca como se tivesse a intenção cortar a chaira, utilizando movimentos leves e suaves.
Tipos de Chaira
Existem fundamentalmente, três tipos de chaira: as estriadas (stainless steel), de cerâmica e diamantadas.
As estriadas são as mais comuns e encontramos em churrascos ou em kits. É versátil e muito acessível, pois é a mais barata e tem grande durabilidade.
A cerâmica é composta por um mineral bem resistente, mais forte e leve que o aço. Costumam ser pouca coisa mais cara que a estriada. A desvantagem dela é a fragilidade, pois pode quebrar com quedas ou batidas bruscas.
O último modelo tem uma camada diamantada na superfície de um corpo de metal, o que rende alta dureza e maior poder de alisamento, podendo assim, até retirar imperfeições da lâmina. Porém, não recomendado usar todo dia, pois diminui a vida útil das facas.