Quer promoção no trabalho? Entenda as mudanças em empresas e o que exigem

É possível já identificar um novo tipo de organização no mercado. As empresas estão buscando simplificar algumas relações, visando a excelência na comunicação, o maior comprometimento dos colaboradores para com a instituição e pontuando a valorização do conhecimento em todos os níveis da pirâmide organizacional.

Deseja uma promoção no trabalho? Entenda o que muda nas empresas

O novo sistema adotado pelas organizações, a princípio como medida de redução de custos é o achatamento da estrutura hierárquica. Tal processo torna essencial a competência e o treinamento do capital humano. Isso porque, cada um passa a ter uma importância maior dentro dessa cadeia profissional e o relacionamento está mais próximo.

É um passo importante para a evolução do mercado. Primeiro, aguça a preocupação com a habilidade para tomada de decisão, pois permite certa autonomia ao colaborador. Segundo, exige mais do profissional, uma vez que demanda boa preparação, ou seja: indivíduos mais capazes e dotados de muito conhecimento.

Já era previsto que tal mudança ocorre-se. Ao meu ver, as empresas já estavam se organizando para formar este tipo de estrutura, pois a mundo tempo que as mesmas investem no seu colaborador de maneira objetiva. Nunca se vendeu tanta literatura motivacional e se contratou palestras de liderança como nos últimos anos. A empresa “acendeu” a chama que existia em cada colaborador, seja de qual setor for. E com isso, o resultado não poderia ser diferente, uma montanha de profissionais querendo um mesmo cargo: líder.

Até o momento, enxerga-se com otimismo este processo. Ao passa que são colaboradores estudando mais, buscando novas experiências, dedicando-se ao aprendizado contínuo e enriquecendo o capital humano da empresa. São profissionais mais atentos e dedicados que alçam voos mais distantes do que apenas a graduação acadêmica. Profissionais que estudam o comportamento, que associam a economia com os dados contingenciais e sabem como aproveitar cada recurso.

Paralelo às vantagens, encontram-se as particularidades de cada organização que devem ser levadas em consideração para que esta mudança não torne-se um verdadeiro caos. O processo é lento e gradativo, entendendo que é necessário análises individuais dos setores e o apoio dos profissionais envolvidos. O topo do organograma, é peça fundamental a ser avaliada. É preciso uma postural diferente e muito mais participativa. A sensação é que o mundo está cada vez mais competitivo e que ser bom, já não é tão interessante para as empresas. Portanto, dedique-se e faça o seu melhor! O mercado “despertou” o gigante que existe dentro de cada um de nós, agora o desafio é abraçá-lo e revelar as possibilidades existentes em uma organização nova, buscando outras razões motivacionais.

Artigo anteriorEsses 5 paraísos perdidos na Bahia são opções para as férias
Próximo artigo2 Dicas Fundamentais Para Economizar em Suas Viagens
Laura Martins
Sou Laura Martins, editora do DiscoverTempo.com, onde escrevo sobre estilo de vida, viagens, finanças, entretenimento e desenvolvimento pessoal. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo e mídia digital, dedico-me a criar conteúdos envolventes e práticos que ajudam os leitores a se manterem informados e inspirados. Minha missão é transformar temas complexos em informações simples e acessíveis — seja ao cuidar das finanças, planejar uma viagem ou buscar equilíbrio no cotidiano. Tenho paixão por unir informação e curiosidade para inspirar escolhas mais conscientes.

Não há posts para exibir