O Google, criou uma nova extensão de proteção, chamada de Google Password Checkup, que tem como principal objetivo, auxiliar na proteção dos usuários, contra vazamentos de informações e senhas nas redes.
A ferramenta foi criada na Universidade de Stanford por especialistas em criptografia, que visaram a segurança e não cópia de dados pelo Google ou invasores da rede.
A ferramenta
Para você que deseja adquirir a ferramenta é necessário baixar e instalar a extensão Google Password Checkup no Google Chrome.
Depois, conferir se você está logado em sua conta Google no navegador e verificando se o modo de sincronização está ativado, por último observe o ícone verde em forma de escudo, no lado direito da barra superior do navegador (ícone da extensão).
Caso seja encontrado algum vazamento de informações em qualquer bancos de dados, o Google emitirá um alerta para que você redefina as informações necessárias para que haja assim, proteção de seus dados e informações.
Os usuários interessados em obter mais informações sobre a extensão e sua funcionalidade, podem acessar através do link.
Cross Account Protection
Para auxiliar na segurança dos usuários existe outra ferramenta bastante eficiente, chamada de Cross Account Protection, a ferramenta é uma versão anterior a nova extensão.
Criada com colaboração de empresas com grande atuação na internet, como a Adobe, OpenID Foundation e IETF (Internet Engineering Task Force), a ferramenta pode enviar informações sobre eventos de segurança para que eles também possam protegê-lo.
Porém, essas proteções não são estendidas aos aplicativos e sites nos quais você faz login através do Google.
Dicas aos usuários!
Uma dica bastante útil para você que é usuário de sites e redes sociais é sempre alterar suas senhas caso o Google sugira, ou até mesmo ele não sugerindo, com isso, o risco de alguma informação ser copiada ou roubada, é menor.
Você pode usar também gerenciadores de senhas e não colocar a mesma senha sempre em diferentes sites.
É possível também saber sobre as senhas afetadas no momento em que souber de uma violação ou tentativa de acesso não feita por você e ativar a autenticação de 2 fatores para todos os sites que a suportam.
Para que assim, você obtenha maior segurança e não tenha suas informações vazadas e acessadas por outros indivíduos.
Portanto, para obter maior segurança e evitar que seus e-mails e senhas possam parar nas mãos de hacker ou pessoas erradas, é importante que o usuário se atente a detalhes como redefinições de senhas de forma frequente.
Outra dica é usar e-mails e senhas diferentes nos sites no qual utiliza e faz acesso frequente e, principalmente, instale a extensão em seu navegador, para que o próprio Google possa auxiliar nessa proteção de dados e informações pessoais dos usuários.