Os cantores sertanejos estão em alta hoje em dia como nunca aconteceu antes. É, com certeza, um dos segmentos que mais crescem dentro da música brasileira e diversas duplas vem ganhando o mercado.
O resultado principal é o faturamento de milhões de reais com shows – que acontecem praticamente todos os dias. Mas, em busca do sucesso, muitos cantores têm que tomar estratégias diferenciadas.
Uma delas é o “batismo sertanejo”, que é uma mudança de nome, deixando de lado o nome que vem na certidão de nascimento e assumindo um nome artístico!
Irreverentemente, isso faz com que o público muitas vezes nem saiba o real nome do cantor, quando falamos no nome que a pessoa leva na certidão de nascimento.
Thaeme & Thiago; Gino & Geno; Fernando & Sorocaba; Alan & Alison; Hugo Pena & Gabriel; Teodoro & Sampaio... São apenas alguns dos exemplos de pessoas que adotaram mudanças de nomes para formar a dupla – e a partir daí obtiveram muito sucesso na carreira.
Mas você deve estar se pensando: “Por que isso acontece”?
Um dos motivos é a mudança da dupla. Muitas vezes, uma dupla surge e ganha o cenário nacional, empacando músicas de sucesso, álbuns e caindo no gosto do público.
Porém, por motivo de brigas ou até mesmo vontade de seguir a carreira solo, acabam colocando um fim na dupla.
Então, para que a dupla siga, o cantor que segue em busca de um novo companheiro mantém o nome da dupla e não importa o nome do novo parceiro, o da dupla permanece o mesmo!
Isso funciona muito bem como uma estratégia de mercado, afinal, os fãs já os conhecem com a nomenclatura que levavam.
Nome de batismo
O nome de batismo é o outro conceito porque os pais ou empresários pensam em anúncios que vão chamar a atenção e serem imponentes. Por isso, cria-se um nome que pode ser diferente.
Isso pode acontecer apenas por julgar ser mais fácil de casar com o público, sendo assim, mais fácil de cair no gosto popular também.
As mudanças de nomes atuais
É exatamente isso que aconteceu com Thaeme e Thiago. O Thiago, na verdade, se chama José Lazaro Servo, mas adotou o nome como estratégia.
Após 2 anos, “Thiago” deixou a dupla e Guilherme Bertoldo, do grupo Tradição, (o mesmo grupo que revelou Michel Teló) assumiu a identidade do novo Thiago, fazendo dupla com Thaeme até os dias atuais.
A dupla Thaeme e Thiago é da empresa de Fernando e Sorocaba, da FS Produções Artísticas. Por sinal, a dupla também já passou por esse processo.
Sorocaba não é de Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, mas adotou o apelido como nome artístico. Ele na verdade se chama Fernando.
Na busca pelo seu parceiro, o "Fernando" Zoezanello apareceu e a dupla se tornou o sucesso que é nos dias atuais.
Temos outros cantores bem famosos, que os nomes passam longe de ser o convencional na mídia. Por exemplo, Tonico e Tinoco, que são João e José; Mirosmar, que é o famoso Zezé di Camargo; Emival, o querido Leonardo, entre muitos outros.
Uma dupla muito famosa e tradicional, Gino e Geno, que já estão no mercado há 48 anos e que decidiu se separar. Geraldo Alves dos Santos, conhecido como Gino, irá parar com a sua carreira.
Porém, Gino não. Mauro Avante irá assumir a identidade de Gino e juntamente com Geno seguirá com a dupla.