O pagamento do PIS já começou a ser feito neste ano. Por isso, se você tem direito a este benefício, é muito importante às datas de pagamento. Aliás, quem tem conta na Caixa já deve ter recebido o valor equivalente.
Todos os beneficiários do PIS vão receber os seus benefícios, ao passo que isso depende da data de nascimento de cada individuo. Neste processo, é muito importante consultar o PIS para saber se você tem saldo. Portanto, a consulta também vale para acompanhar o calendário do PIS.
E o melhor é que toda consulta do PIS pode ser feita online também, além da presença em uma das agências do banco. O serviço é gratuito e pode ser solicitado pela internet, em qualquer hora do dia. Por isso, saiba como fazer aqui, na continuação deste artigo.
Qual é o valor do PIS?
Abaixo, você vai ver 2 formas online de conseguir realizar a consulta do PIS pela internet. Mas, antes disso, é importante que você saiba como é feito o cálculo do PIS. Isso para saber qual é o valor do seu abono salarial a ser sacado posteriormente.
Antes de tudo, considere que o valor máximo do PIS é de 1 salário mínimo, isto é, de R$ 1045,00, com base no salário mínimo atual. Portanto, ninguém recebe mais do que esta quantia. Mas, quem tem direito ao teto do PIS?
Tem direito ao teto do PIS quem trabalhou o ano todo nos últimos 12 meses. Sim, é isso mesmo: conforme a Lei 13.134/15, o abono salarial que é o pagamento do PIS portanto tem o valor calculado de forma proporcional ao tempo de serviço do beneficiário.
Mas e quem trabalhou menos, portanto, qual o valor do PIS ? De maneira proporcional, o valor será gradativo conforme o período trabalhado. Logo, pode-se concluir que o mínimo é de R$ 88 para quem trabalhou um único mês. Veja na tabela abaixo!
Confira o calendário do PIS
O abono salarial do já começou a ser pago este ano. Sendo que os primeiros beneficiários foram os nascidos em julho.
Os correntistas da Caixa (tanto para conta corrente como para a poupança) podem ir até uma agência solicitar o crédito automático do benefício. Sendo que o valor é disponibilizado automaticamente na conta.
Então, continuando sobre o calendário do PIS, considere que o pagamento está destinado da seguinte forma:
Como consultar o PIS online
Através do site da Caixa
O jeito mais simples de fazer a consulta do saldo do PIS online é através do site da Caixa. Lá serão solicitados alguns campos para acesso, sendo o número do PIS (ou do NIS), além da senha da internet, que precisa ser criada.
Caso você ainda não tenha uma senha, basta cadastrar uma. Se acabou esquecendo a sua, também é possível solicitar um reenvio através dados cadastrados inicialmente, como por e-mail.
Após logar no site da Caixa, o usuário pode conferir todas as informações que são importantes acerca do PIS. Como o calendário, o saldo, os direitos e os pagamentos do PIS.
Em caso de dúvidas sobre como consultar o PIS e saber se você tem valor a ser recebido no pagamento anual do benefício, considere que o atendimento da Caixa também fica disponível para esclarecimentos no SAC, que é através do 0800-726-0101.
Aplicativo Caixa
Outra notícia boa é que atualmente é possível fazer a consulta do PIS usando o Aplicativo Caixa Trabalhador. Ele foi desenvolvido pelo banco responsável pelo pagamento e administração dos recursos do PIS, a Caixa.
Dessa forma, ao fazer o download gratuito no seu smartphone (disponível no Google Play e no App Store), o usuário poderá consultar o saldo do PIS. Além disso, também poderá se informar sobre todos os serviços do programa, como o Abono Salarial e o Calendário do PIS, por exemplo.
Ao baixar o app, será necessário criar um cadastro online com as suas informações pessoais e financeiras, como o CPF. Depois, a consulta do PIS é bem simples de ser feita. Sendo que é possível consultar até mesmo o limite disponível para saque.
Aliás, com o Caixa Trabalhador é possível saber qual é a agência da Caixa mais próxima de você para realizar o saque do PIS.
Como sacar o PIS?
Agora que você sabe como consultar o saldo do PIS, considere que para sacar o benefício você pode optar pelo crédito em conta. Como já foi anunciado aqui, o beneficiário tem o valor depositado diretamente na conta e pode usar como quiser.
Já para quem não optou pelo crédito em conta, o saque do PIS pode ser feito em:
- Caixas eletrônicos da Caixa;
- Correspondentes Caixa Aqui;
- Casas Lotéricas.
Para essas opções, será necessário ter em mãos o Cartão Cidadão.
Outra opção para receber o pagamento do PIS é procurar a Caixa e apresentar o documento de identidade original e com foto.