Em determinado momento da vida - entre os 45 e os 55 anos -, a maioria das mulheres não vai escapar da menopausa. No entanto, há algumas formas de aliviar os sintomas desse período natural no ciclo da vida feminina em que o corpo começa a sofrer alterações.
Uma delas é a prática de atividades físicas, inclusive o pilates. Sim, o pilates ajuda – e muito – no alívio dos sintomas. Saiba mais!
Pilates – o que é?
Os exercícios do Pilates são feitos tanto no solo como em aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates.
Os equipamentos que são usados no estúdio e geralmente usam polias, a resistência do próprio corpo dos praticantes nas máquinas e níveis graduados de molas.
As aulas costumam durar cerca de 50 minutos.
É ideal para todo mundo que deseja aperfeiçoar a musculatura corporal, eliminar o estresse do cotidiano e evitar doenças cardiovasculares.
O exercício auxilia na perda de peso, na correção de postura e estimula a coordenação motora.
Corpo e mente trabalham juntos.
A prática pode começar já aos oito anos de idade, desde que seja acompanhada por profissionais responsáveis e qualificados.
Para você ver como a prática abrange muita gente, ela pode ser feita por um atleta de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida, gestantes e deficientes.
Quais são os sintomas da menopausa?
Os sintomas da menopausa podem variar de mulher para mulher e podem até ser inexistentes em algumas.
Em geral, quem chega à menopausa apresenta ondas de calor acompanhadas de transpiração, irritabilidade, cansaço e ansiedade.
Tem gente também que sofre com suor noturno, redução da elasticidade da pele, diminuição da libido e ainda fragilidade dos ossos por causa do aumento da porosidade.
Tem evitar os sintomas?
Não, mas existem tratamentos que aliviam os incômodos ocasionados pela menopausa.
A fisioterapeuta Fernanda Affonso diz que um deles é a reposição do estrogênio - hormônio importante para várias funções do organismo da mulher.
Outra dica é fazer sempre exercícios. "Eles com certeza podem ajudar a aliviar os sintomas. O Pilates é uma das atividades que ajudam a diminuir o efeito da menopausa, se for semanal, melhor ainda".
Usando o pilates
A fisioterapeuta explica que o método ajuda a fortalecer a musculatura, principalmente a abdominal, aliviando as dores no quadril e nas costas e prevenindo algumas fraturas e problemas futuros na coluna.
Além disso, Fernanda conta que ele ajuda na redução do estresse, do nervoso e da ansiedade também porque libera endorfina, responsável por causar a sensação de bem-estar.
São muitos os benefícios do Pilates, que ajuda a enrijecer os tecidos musculares, colabora com o aumento da massa óssea porque estimula a produção de cálcio e ajuda no tratamento da incontinência urinária, pois fortalece a região de períneo.