O som
A música tem capacidade de atravessar fronteiras, tanto é que a música terapia é um canal terapêutico de comunicação até com pacientes que não conseguem se expressar. Só isso já seria o suficiente para falar da finalidade da musica e do quanto ela é importante, sendo que os benefícios vão muito além.
O sucesso do sim gospel não é um privilégio apenas no Brasil, nos Estados Unidos o gênero gospel é ainda mais forte, tanto é que as cantoras reconhecidas pelo público de maior sucesso pop, a maioria delas começaram cantando nas igrejas locais.
Gravadoras
As gravadoras, assim também como grandes produtores estão de olho nesse segmento que vem ganhando espaço e revelando novos talentos. Não é para menos, até poucas décadas atrás, a música gospel era vista apenas como ritmo religioso e que por tanto todo o rendimento financeiro seria restrito as vendas para os fiéis. Mais isso mudou, aos poucos esse paradigma foi quebrado. Atualmente, independente da religião que professa, o público tem recebido muito bem o som gospel e não poderia ser diferente, pois ao contrário do que se pensava, claro que por desconhecimento, de que a música gospel não se limita a louvores de adoração que por si só, seria o bastante para se tornar conhecida pela referência e profundidade que as letras possuem. Mas o sucesso não se limita a apenas um segmento, tem música gospel para todos os gostos com melodias, ritmos e letras que agradam em todos os setores musicais, tanto é que os hits gospel podem ser tocados em todas as emissoras de rádio independente de serem de cunho religioso ou não, como também na TV e isso é um fato. Como exemplo, quem não assistiu o show da virada na Rede Globo no reveillion pode acessar pesquisar na internet e ver que dentre os artistas que se apresentaram teve padre e também cantor evangélico.
Sucesso Gospel
O conceito de evangelização abrangente, apesar de às vezes criticado, com ritmos musicais de samba, forró, rock, baladas românticas e outros. Com isso a música gospel está vencendo barreiras e mostrando que assim como acontece nos Estados Unidos, aqui também tem artistas talentos que merecem estar nas paradas de sucesso.
Aos poucos, nem tão pouco assim, o público em geral foi percebendo que as letras gospel são fonte de palavras positivas que tocam na alma, que alegram, falam de esperança, de alegria e claro que também de fé.
As empresas produtoras e empresários musicais, mesmo não tendo religião definida, perceberam que financeiramente é um ótimo negócio investir na música gospel por tudo o que já foi dito acima, por ter visão de que se trata de conteúdo de sucesso. Evidente que como em todos os segmentos musicais, nem todas as letras e cantores alcançam o sucesso desejado, mas o que importa mesmo é não desistir e sempre buscar inspiração do Alto.