O Que os Olhos Não Veem o Coração Sente

Efeitos das emoções no corpo

As emoções estão diretamente ligadas à saúde física e mental e podem comprometer não só o equilíbrio, mas também o corpo. Após muitas pesquisas realizadas no tratamento de diversas enfermidades, chegou-se a conclusão de que é incontestável a interferência emocional tanto na recuperação e tratamento dos pacientes, como na causa de muitas doenças. Hoje a medicina reconhece que o estado de humor gera influência direta sobre o resultado do tratamento, por isso é cada vez mais comum pacientes receberem orientação para fazer terapia paralela ao tratamento médico.

corpo

O que os olhos não veem

O que não se vê

É muito comum ouvirmos, principalmente quando o assunto é traição quando envolve um casal, algumas pessoas tentarem justificar o ato dizendo que o que vale é fazer bem feito para que o outro não descubra. E a conversa não para por aí. Para enfatizar tem sempre alguém que desenterra a tal frase: O que o olho não vê o coração não sente. Não é tão simples assim. Por isso vamos falar sobre os efeitos negativos e não raramente devastador na saúde quando se retém emoções negativas. Vamos explicar melhor.

Você sabe o que é ressentimento?

Ressentimento é o mesmo que sentir novamente, ou seja; viver a mesma emoção ou sentimento, pois o ressentimento gera mágoa que faz sofrer e muitos órgão podem ser afetados como, por exemplo, tumores e nódulos no fígado e nos pulmões. Além disso, causa transtornos emocionais que abrem caminho para depressão, tristeza, doenças cardiovasculares e cardíacas, irritabilidade fácil, medo, entre tantos outros males. Bem, parece não ter muito a ver com a abordagem do tema, mas pode acreditar, tem sim. O exemplo sobre o que os olhos não veem, se baseia na traição, infidelidade. Claro que não se limita a isso, a ideia é apenas exemplificar. Pode-se ter ressentimento por muitos outros motivos. Vamos entender o seguinte; os olhos podem não ter visto, mas ao saber ou até mesmo desconfiar do parceiro (a) a pessoa se sente vitimada pela ingratidão do outro, se decepciona e com o tempo até perdoa. Porém, se o perdão não for uma iniciativa na qual haja uma compreensão real e íntima, vira ressentimento. Então, os olhos não viram, mas sentiu na alma. Entendeu?

O coração sente

coração

Agora que já entendemos um pouco do tema, o perdão verdadeiro é um bálsamo para o coração. Sim, pois todas as emoções, sabemos que coração não pensa, mas é um órgão diretamente afetado, tanto é que a principal receita dos cardiologistas é: Boas pernas (caminhada), boa cabeça (bons pensamentos) e boa boca (dieta saudável e balanceada, o mesmo que comer bem). Por tanto, o coração sente todas as emoções que acumulamos no corpo, então fazer um pouco de esforço e usar os recursos internos da mente para focar bons pensamentos, ter um hobby, sorrir mais vezes ao dia e ser muito sincero (a) consigo para buscar ajuda terapêutica caso não consiga lidar com os sentimentos e as emoções, é uma decisão inteligente e necessária para viver bem.

Artigo anteriorDon Juan da Rede: Golpe do Namoro Online Continua Fazendo Vítimas
Próximo artigo10 dicas de organização para quem mora em apartamentos pequenos
Laura Martins
Sou Laura Martins, editora do DiscoverTempo.com, onde escrevo sobre estilo de vida, viagens, finanças, entretenimento e desenvolvimento pessoal. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo e mídia digital, dedico-me a criar conteúdos envolventes e práticos que ajudam os leitores a se manterem informados e inspirados. Minha missão é transformar temas complexos em informações simples e acessíveis — seja ao cuidar das finanças, planejar uma viagem ou buscar equilíbrio no cotidiano. Tenho paixão por unir informação e curiosidade para inspirar escolhas mais conscientes.

Não há posts para exibir