Não conheço pessoalmente nenhum roteirista que conseguiu elaborar e desenvolver definitivamente sua estória, num roteiro cinematográfico, na primeira escrita. Pelo tanto, "tratamento" é o nome que se dá para as várias tentativas de finalizar um roteiro.
Roteiros cinematográficos são reescritos inúmeras vezes. Isso não diz respeito apenas aos amadores e iniciantes na área. Braulio Mantovani, por exemplo, "tratou" seu roteiro cerca de doze vezes no longa metragem "Cidade De Deus".
Tratamentos em roteiro são necessários para aprimorar a trama. Neles, conseguimos refinar os diálogos, desenvolver os conflitos, solidificar os personagens etc... Reescrever melhora sua estória e concomitantemente permite, através de erros e acertos, que ela alcance o mais próximo da excelência.
Quem tem preguiça para escrever tratamentos de roteiro não vai se dar bem na carreira. Não se pode esquecer que escrever é o ofício do roteirista. Aquilo que a princípio parece chato e cansativo pode trazer, a longo prazo, o melhor dos resultados possíveis para um filme.
Roteirizar é trabalhoso, porém, quem persiste geralmente consegue desenvolver bons roteiros e também conquista em seu trabalho credibilidade.
Por fim, abaixo estão o primeiro e o último tratamento do Roteiro do filme "Cidade de Deus" para que você analise como é importante o tratamento de um roteiro: