Você sabe o que é Humulus lupulus? E Lúpulo? Se for um cervejeiro, provavelmente sabe que é um dos ingredientes usados para fazer a sua gelada, mas, sabe pra que serve? Ele trás benefícios para a saúde, sabia?
Calma, segura sua caneca aí e saiba mais sobre o Lúpulos para só depois vai tomar uma.
Corta essa onda
Humulus lupulus é o nome científico do Lúpulo, que é uma flor trepadeira, ou seja, para crescer precisa ser apoiada por outras estruturas, como fios presos a estacas, como acontece com maracujá, por exemplo.
Entre a primavera e o verão ela chega até 6m. Já no outono e inverno, regride para uma espécie de coroa lenhosa no meio da terra.
Ela pertence ordem das canabináceas, sim meu amigo, sua cerveja é prima da maconha, mas não se preocupe, ela não tem os mesmos efeitos alucinógenos, então sem ‘onda’.
Lúpulo pode ser masculino e feminino, porém, para a composição da cerveja, apenas as fêmeas são úteis, pois só elas tem glândulas de lupulina que soltam resinas e óleos.
Aquele amarguinho
Esse amarguinho da cervejinha que você tanto gosta vem do lúpulo, é como se ele fosse um tempero.
O amargor e também o aroma, são gerados de diferentes formas, tudo depende da forma da produção, quantidade e a variedade.
O composto amargo do lúpulo também está ligado a estabilidade da espuma, pois para consegui-la é necessário a mistura dele com vários elementos.
Além do sabor, a erva ainda é usada na produção de cerveja pelo fato de dificultar o desenvolvimento de bactérias na bebida, o que é conhecido como efeito bacteriostático.
Essa propriedade foi de suma importância para que fosse empregada na cerveja antigamente, sendo assim, é tido como “conservante natural”, auxiliando a estender a validade do produto.
Outra característica marcante da planta é sua riqueza em produzir substâncias antioxidantes, que agem contra radicais livres.
Alguns dos seus compostos são materiais de estudo em pesquisas para combater o câncer e doenças cardiovasculares.
Não deixe no sol e cuidado com o ‘chulé’!
O lúpulo traz vários benefícios, mas com ele, acontecem alguns probleminhas, que chamamos de off-flavors, ou defeitos achados na ceva, não todos, mas alguns são provenientes do lúpulo.
Entre os defeitos causados pela planta, podemos destacar dois que são os mais comuns: Lightstruck e isovalérico.
O Lightstruck é o mau cheiro gerado pela exposição do lúpulo incluso na cerveja à luz. Já o isovalérico, é um odor proveniente de lúpulo velho e que lembra muito chulé.
Portanto, verifique a data de vencimento e guarde em locais frescos.
Lúpulo não gosta muito de um país tropical
Com certeza Jorge Ben Jor, que ama nosso clima bonito por natureza, ficaria triste ao saber que o lúpulo necessita de baixas temperaturas e de exposição à muita luz, variando entre 9 horas e 14 horas por dia.
Países que estão em latitudes maiores possuem melhores condições para a cultura da planta. Até produzimos lúpulo em terras tupiniquins, mas nada de extraordinário.
Os campeões do mundo em lúpulo são Alemanha, EUA, China, República Tcheca e Polônia. De novo esses alemães, vencem na copa e no copo.