O que é colapso nervoso e quais suas causas?

O que é colapso nervoso?

Muitos sintomas diferentes podem acompanhar um colapso nervoso. Entre estes se acha a fadiga, não relacionada a qualquer esforço físico excessivo; a sensação de estar cansado que talvez varie duma sensação vaga a uma tão grande a ponto de impedir que a pessoa faça qualquer trabalho. A inquietação, a insônia e a indigestão nervosa são outros sintomas comuns, assim como são a perda de apetite, dores de cabeça e prisão de ventre. O colapso nervoso talvez seja acompanhado por batidas irregulares do coração ou palpitações do coração, por tonturas ou visão enuviada, rachaduras da pele, suor excessivo, dores musculares e formigamentos nas mãos e nos pés. Com efeito, praticamente todos os males físicos podem ser simulados por um colapso nervoso.

ANÚNCIO

Mais provavelmente, os sintomas mentais e emocionais também se manifestarão. Talvez haja a incapacidade de fazer decisões ou de reunir-se com pessoas de modo confortável. Casos extremos são assinalados por choro, pânico ou quase histeria. Talvez haja temor ou apreensão excessivos sem aparentemente nenhum motivo, grave depressão mental, desejo de morrer e até mesmo tendências suicidas.

Visto que todos os nossos processos e atividades mentais, emocionais e físicos consomem energia nervosa, pode-se facilmente depreender por que um colapso nervoso pode manifestar-se de formas tão variadas. Mas, que ninguém se precipite em concluir que tem um colapso só porque talvez apresente alguns destes sintomas!

Causas do Colapso Nervoso

Tem sido dito muito bem que um colapso nervoso é um distúrbio que emana de atitudes conflitantes, que é devido a dificuldades mentais e emocionais. Uma causa muito comum da exaustão nervosa é ser sensível demais, o que amiúde é herdado junto com a excitação e o temperamento irritadiço. Estas coisas fazem com que a pessoa transforme morros em montanhas’, ficando indevidamente ferido devido a desfeitas reais ou imaginárias, e esperando demais dos outros. Intimamente relacionado a isso há a questão de se ser exigente demais, nunca ficando satisfeito com seus próprios esforços ou suas próprias consecuções. Todos esses estados emocionais igualmente colhem seu quinhão de energia nervosa e podem levar ao colapso nervoso.

ANÚNCIO

Daí, então, deixar de usar o espírito de mente sã, pode causar um colapso nervoso. Um homem talvez trabalhe demais, quer devido à ambição, a ser consciente demais do seu dever, ou por deixar facilmente que outros lhe forcem a isto. Talvez fique tenso a quase todo tempo, talvez nunca consiga descontrair-se. Isto desperdiça energia nervosa, como também o faz a preocupação. Com efeito, preocupar-se demais prejudica muito mais as pessoas do que trabalhar demais. Intimamente relacionadas à preocupação acham-se a indecisão e a ansiedade.

Uma dica muito importante: Procure um médico se você estiver sentindo esses sintomas e nunca se automedique.

Boa sorte a todos

ANÚNCIO