O Poder das Palavras: Dicas Para Soltar o Verbo

"Sem conhecer a força das palavras, é impossível conhecer os homens." Confúcio

O Poder da Palavras (Foto: Shuterstock)
O Poder da Palavras (Foto: Shuterstock)

Mais do que aparência, modo de se vestir e modo de se portar, o que te leva a ser o chato, o legal, o extraordinário é a sua palavra.

Não somente a palavra escrita, a palavra falada; o modo que se fala, aquilo que você quer passar e aquilo que conseguem entender. Quantas vezes tentou explicar algo e entenderam totalmente o contrário, isso indica um baixo domínio da palavra.

Há como se aperfeiçoar nisso, a palavra na história nos mostra o quanto ela é importante. Tido como um dos melhores oradores da história, que com suas palavras dominou todo um mundo – pena que para um objetivo maldoso – Adolf Hitler, aquele que sabia como usar as palavras.

Vamos aos quesitos que tornam a palavra, escrita ou falada, eficiente para o seu objetivo:

1. Objetivo

Saiba o que quer transmitir, acima de tudo. Se não sabe exatamente o que quer passar fica difícil o transmitir, acaba se enrolando, pensando demais. Organize seu pensamento de forma clara e objetiva. "Quero falar isso e pronto".

2. Classificação da importância e o para quem

Se é um assunto delicado e a pessoa a quem você precisa transmitir a mensagem é explosiva, seja objetivo mas não agrida a pessoa. Use palavras amenas, de mesmo significado que faça a pessoa pensar com mais calma no assunto. Seja o mais claro possível para que não haja mal entendimento.

“Fulano preciso te dizer uma coisa muito grave.” Não faça isso, a pessoa já vai ficar ansiosa, nervosa antes de saber o tema.

Se é um e-mail ao seu chefe por exemplo, diga ‘olá, boa tarde... vim pensando em tal assunto e após analisá-lo bem cheguei a conclusão que...” Aquela passagem por cima e por fim o dizer de fato, assim prepara-se o receptor mas sem enrolar demais e perder o foco e a objetividade.

3. Se coloque como ouvinte/leitor

“Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a ti mesmo”, isso serve muito na palavra, se coloque no lugar da outra pessoa, seja leitora, seja ouvinte. O impacto que terá aquelas palavras, bem ou mal dita, pode aliviar ou trazer dor a alguém. Você pode motivar alguém com simples palavras ou pode acabar com a vida de alguém em poucas palavras.

4. Conclusão

Conclua bem o seu assunto, tenha certeza de que a pessoa entendeu exatamente o que você quis passar, pergunte a ela se entendeu. Não tenha vergonha, não pense que será chato (também não pergunte 5 vezes depois que a ela já respondeu a primeira). Por vezes só falamos e nos esquecemos de se preocupar se a mensagem foi bem entendida. Ai é que acontecem os telefones sem fio, "eu escrevi A e você entendeu B".

Objetivo, foco, clareza, se por no lugar da outra pessoa e ter certeza de que ‘bingo!’, atingiu o seu objetivo.

Pense antes de usar as palavras, elas não são apenas letrinhas jogadas ao vento, elas são muito poderosas em todos os âmbitos da vida.

Artigo anterior6 Características dos Competentes
Próximo artigoSuperbowl teve jogo histórico neste fim de semana e brasileiros puderam assistir partida nas telonas
Laura Martins
Sou Laura Martins, editora do DiscoverTempo.com, onde escrevo sobre estilo de vida, viagens, finanças, entretenimento e desenvolvimento pessoal. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo e mídia digital, dedico-me a criar conteúdos envolventes e práticos que ajudam os leitores a se manterem informados e inspirados. Minha missão é transformar temas complexos em informações simples e acessíveis — seja ao cuidar das finanças, planejar uma viagem ou buscar equilíbrio no cotidiano. Tenho paixão por unir informação e curiosidade para inspirar escolhas mais conscientes.

Não há posts para exibir