Leite em pó, longa vida ou fresco? Entenda a diferença entre cada tipo

Você certamente já ouviu aquela famosa frase de que “leite é tudo igual”, não é mesmo? Porém, sabemos que não é bem assim que funciona, já que esse alimento tem diversos tipos, cada um com as suas qualidades.

Temos diversos tipos de leite, desde o materno até o em pó, longa vida e o fresco. As opções são muitas e, por isso, devemos saber qual a diferença de cada um, para que tenhamos noção do produto que estamos levando para a nossa casa.

Categorias dos Leites

Os leites são divididos em categorias, sendo A e C. Elas vão de acordo com a sua forma de pasteurização após a retirada do animal.

Na categoria A estão os produtos conhecidos pela qualidade, tendo uma pasteurização mais rápida, imediata após sair do animal. Já na categoria C, tudo é feito mecanicamente.

Tipos dos Leites

Listamos abaixo as principais características de cada um, para que o leitor possa entender um pouco sobre cada tipo de leite e as suas diferenças.

Leite em Pó

O leite em pó é muito conhecido por uma famosa marca, o Ninho. E, de forma geral, o produto é feito industrialmente. Como um leite pasteurizado, ele passa por um longo processo de desidratação.

E o diferencial é que isso acontece sem sofrer com a adição de estabilizantes ou até mesmo conservantes. Por isso, é dito como mais saudável.

Se engana quem pensa que por ser industrializado, o leite em pó é mais forte que o comum, pois ele não é.

Existem algumas variações de marcas do produto, onde cada uma adiciona as suas fórmulas, com vitaminas e minerais diferentes, fazendo que o produto tenha um resultado final um pouco diferente de marca para marca.

Leite Fresco

No leite fresco, o produto recebe apenas um processo industrial, que é a pasteurização. Nela, o produto é aquecido em uma temperatura em cerca de 75 graus e, c om isso, os micro-organismos que são presentes no leite acabam morrendo.

O produto não recebe nenhuma dição de compostos químicos, nem mesmo conservantes, e, por este fato, a sua validade é mais curta, com um prazo de até 7 dias após a embalagem aberta.

Leite Longa Vida ou UHT

O famoso leite UHT (temperatura ultra-altas) ou Longa Vida, como é bem conhecido, tem como principal característica a sua data de validade, podendo chegar até 4 meses em uma prateleira sem estragar.

Para que isso ocorra, o produto tem que passar pela ultrapasteurização, que é um processo de aquecimento bem superior ao leite fresco, chegando a até 150 graus e tendo um mínimo de 130 graus.

Neste tipo de leite, são adicionados citrato de sódio, que é um estabilizante e, por causa dele, pode ser guardado até mesmo fora da geladeira, caso ainda não tenha sido aberto.

Após a abertura da embalagem, o mesmo deverá ser armazenado em uma geladeira, podendo consumir em até 3 dias.

Artigo anteriorEstudo mostra que atividades físicas podem diminuir chances de desenvolver depressão
Próximo artigoComo ganhar produtos de beleza gratuitamente
Laura Martins
Sou Laura Martins, editora do DiscoverTempo.com, onde escrevo sobre estilo de vida, viagens, finanças, entretenimento e desenvolvimento pessoal. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo e mídia digital, dedico-me a criar conteúdos envolventes e práticos que ajudam os leitores a se manterem informados e inspirados. Minha missão é transformar temas complexos em informações simples e acessíveis — seja ao cuidar das finanças, planejar uma viagem ou buscar equilíbrio no cotidiano. Tenho paixão por unir informação e curiosidade para inspirar escolhas mais conscientes.

Não há posts para exibir