Uma das melhores formas de conhecer como uma empresa funciona e de entrar no mercado de trabalho mesmo sem experiência é por meio do programa Jovem Aprendiz.
Ele surgiu como uma exigência legal no Brasil, a partir da Lei 10.097 – 19 de dezembro de 2000 –, com o intuito de promover a inserção dos jovens no mercado de trabalho. E hoje em dia há uma lista de vagas abertas para o programa.
Além de ser uma maneira mais fácil do jovem conseguir se inserir no mercado de trabalho, pode ser a chance de conseguir a primeira experiência em empresas reconhecidas, como é o caso do banco Itaú.
Quer saber um pouco mais sobre as oportunidades de ser um Jovem Aprendiz no banco Itaú? Então, fique por aqui para conferir mais sobre isso.
O Itaú como gerador de empregos
O Itaú se intitula uma grande empresa que possui metas focadas na geração de renda, no desenvolvimento global de jovens e ainda na contribuição com o primeiro emprego. É um ambiente propício, que permite proporcionar uma vivência transformadora.
Para você não desanimar: por mês, em média, são contratados 200 jovens para o programa. Isso representa mais de 1,7 mil novos aprendizes por ano. Mais de 7 mil aprendizes já contribuíram com o Itaú, com mais de 600 horas de capacitação teórica.
Desde 2003, o banco trabalha com o objetivo de ampliar as oportunidades de jovens estudantes que encontrariam alguma dificuldade para encontrar uma colocação no mercado de trabalho.
O programa Jovem Aprendiz do Itaú tem duração de dois anos com jornada de trabalho de até seis horas diárias e com as 600 horas de capacitação com aulas de cultura geral.
Como funciona o programa
Sendo assim, normalmente, quem pode preencher essas vagas são adolescentes e jovens que estão cursando o ensino fundamental e médio ou que tenham concluído os estudos.
Vale dizer, que o Jovem Aprendiz precisa fazer um curso de qualificação técnico em alguma instituição que faça parte do programa do governo.
Depois, ele coloca o conhecimento que aprende na empresa. O salário varia e o horário de trabalho não pode atrapalhar o rendimento escolar dos candidatos, sendo de no máximo 6 horas diárias.
Ao entrar na empresa e começar a trabalhar no Itaú, o profissional pode se destacar e garantir uma futura contratação. Ou seja, entrar como Jovem Aprendiz pode significar possibilidade de crescimento, de fazer carreira.
Jovem Aprendiz no Itaú
Cada empresa tem uma regra para o Jovem Aprendiz. No Itaú itau.com.br, por exemplo, o pré-requisito é ter entre 16 e 22 anos, além das especificações anteriores.
Os benefícios são vale-refeição, vale-transporte sem descontos, política salarial diferenciada, seguro de vida em grupo e assistências médica e odontológica.
Os candidatos passam por uma triagem que consiste na seleção de currículos, entrevista coletiva ou dinâmica de grupo e entrevista individual com o gestor da área. O programa possibilita a atuação tanto na rede de agências como na administração central.
Como se inscrever para ser Jovem Aprendiz
É por meio dessa página que o interessado vai fazer a sua tentativa de ocupar uma vaga no Itaú.
Embaixo da página, há um link escrito "candidatura". Feito isso, na sequência, você vai seguir o passo a passo do banco. Então, depois será a hora de cadastrar o seu currículo.
Lembre-se: um bom currículo com um bom vocabulário e bem objetivo pode ser a porta de entrada para muitas empresas. Então, dedique um pouco mais de tempo para que ele fique bem apresentável.