Cada dia que passa o mundo torna-se mais sustentável. A sociedade está cada vez mais pensando em soluções para o consumo consciente, como o reuso de fontes naturais de energia.
Muitas pessoas já usam esse tipo de energia nas casas e no trabalho e vem se tornando preferência no cotidiano.
Uma das mais procuradas é a energia solar. Para você entender melhor, temos uma lista com algumas informações importantes para tirar suas dúvidas.
Fato é que a energia solar é uma das apostas da sustentabilidade. No começo gera investimento financeiro, mas depois economia na certa.
1 – Redução de custo e volta de investimento
É isso! Como estamos falando de uma energia natural e renovável, ela não tem os custos pagos às concessionárias e, por isso, o valor do consumo da energia elétrica diminui bastante.
A notícia é muito boa para o bolso do consumidor. No entanto, para obter a captação dessa fonte de energia é necessário um certo investimento.
Mas não se preocupe, como os custos na conta vão diminuir, logo você terá o retorno no orçamento de volta, sendo percebido com mais tranquilidade.
2 – Sem tarifas altas
O Brasil é cheio de impostos, não é mesmo? Inclusive impostos que são condicionados ao consumo de energia elétrica. Eles vêm cobrados na nossa conta.
Um sistema de energia solar diminui essas tarefas de um jeito bem considerável. É economia em dobro: gasta menos ao usar e paga-se menos tarifas.
3 – Facilidade de instalação e cuidado
O que você vai gastar para instalar varia de um equipamento para o outro. Para uma casa pequena, de duas pessoas, em um sistema de 1.32Kwp custa em média R$ 10.673,36.
Mas o que podemos adiantar é que a manutenção de qualquer uma que seja a sua escolha de equipamento será baixa. Mais uma vantagem que diminui o peso dos gastos no fim do mês.
4 - Valoriza o imóvel
Ter um sistema de energia limpa, com a cabeça focada no meio-ambiente é bom porque vai valorizar o seu imóvel.
Vai chamar muito mais a atenção de quem procura um novo lugar para morar, tornando-se um atrativo muito forte na hora de comprar ou vender a propriedade.
A gente pergunta para você agora: por que esperar? Além de todos esses motivos que refletem diretamente no financeiro da sua família, a fonte de energia limpa colabora com a natureza e com o bem-estar do planeta. Quer mais que isso?
Como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica?
A primeira etapa é a captação da luz do sol. São instalados painéis solares ou painéis fotovoltaicos que captam a energia solar.
Essa energia solar é convertida para uma energia elétrica pronta para o uso por meio de um inversor que faz parte do sistema todo.
Logo depois, a energia captada é utilizada gerando economia e o excesso de energia produzida gera créditos junto ao fornecedor.