O programa Jovem Aprendiz é aquela iniciativa das empresas privadas de grande porte que fazem a contratação de jovens estudantes. O foco é viabilizar a atuação deles no mercado de trabalho, ainda que nunca tenham trabalhado antes. Mas, como enviar currículo de jovem aprendiz na Caixa?
Neste artigo, vamos falar exatamente sobre o programa Jovem Aprendiz e também sobre como é o envio de currículo para participar de processos seletivos quando as vagas são abertas nessa grande instituição financeira.
Quer saber mais? Não perca a continuação deste artigo e entenda melhor sobre requisitos, benefícios e inscrição neste programa da Caixa! Confira.
Programa Adolescente Aprendiz Caixa: entenda
Uma das primeiras coisas que vamos informar aqui, que é bastante importante, é que a Caixa, atualmente, não disponibiliza vagas de emprego para maiores de idade no programa Jovem Aprendiz.
A faixa etária, portanto, fica restrita ao limite de 17 anos. Por isso, a instituição batizou o programa com um nome próprio: Programa Adolescente Aprendiz.
Então, a partir de agora, vamos falar sobre o programa adolescente aprendiz. E, se você tem entre 15 e 17 anos, já possui um pré-requisito obrigatório para enviar o currículo e participar do processo seletivo.
Requisitos para ser Adolescente Aprendiz Caixa
Além da idade recomendada, o programa adolescente aprendiz da Caixa ainda tem outros requisitos obrigatórios. São eles:
- Renda mínima, per capita, de até 50% do salário mínimo;
- Estar matriculado na escola;
- Necessário cursar, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental – ou algum grau que seja equivalente na Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Benefícios do programa adolescente aprendiz
Vale lembrar ainda que o objetivo do adolescente aprendiz segue os mesmos preceitos do programa Jovem Aprendiz: de dar oportunidades de emprego, inclusive de primeiro emprego, para adolescentes que querem conciliar a escola e o trabalho.
E, para isso, o programa disponibiliza alguns benefícios, como:
- Remuneração compatível com o salário mínimo (que hoje é de 954 reais);
- Auxílio alimentação;
- Vale transporte;
- Férias remuneradas e junto com o período de férias escolar;
- FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
Jovem Aprendiz vs Estágio: qual o melhor?
Para quem está entrando agora no mercado de trabalho, a dúvida estágio x Jovem Aprendiz com certeza pode aparecer. Portanto, para te ajudar nesta dúvida bastante pertinente, separamos um vídeo que explica bem esta diferença. Assista:
Sem dúvidas, poder estar assegurado pelos direitos trabalhistas no programa Jovem Aprendiz é uma ótima alternativa. Porém, se você está buscando por uma experiência mais breve e que lhe auxilie na sua formação acadêmica, o estágio pode acabar sendo uma melhor opção.
Inscrição no Adolescente Aprendiz Caixa
Agora que você conhece os benefícios e os requisitos para participar do programa adolescente aprendiz, considere que para fazer a inscrição é preciso encontrar as entidades parceiras do banco. Elas serão as responsáveis por todo o processo seletivo.
Então, para enviar currículo para o programa Jovem Aprendiz, assim como para o programa adolescente aprendiz, vai ser necessário saber quais são as entidades responsáveis por cada estado. E se você não sabe, pode encontrá-las aqui.