Todos pensam que é fácil ganhar dinheiro investindo na bolsa de valores. Virou senso comum que o mercado de ações transforma pessoas pobres em ricas muito rapidamente, portanto alguns investidores ingressam neste meio sem ter estudado o suficiente para saber como ganhar dinheiro.
O primeiro passo a se tomar quando deseja entrar na Bolsa é descobrir o seu perfil de investidor. É de acordo com ele que você saberá quais rumos tomar nos piores e melhores momentos do mercado, bem como quanto investir e em quais empresas.
Investidor conservador
Este tipo de pessoa não suporta passar por apuros. O perfil conservador prefere não perder a arriscar a ganhar.
Em tempos de crise, ele venderá a ação logo que ver que está alcançando o preço a qual havia comprado ou, até mesmo, ter um pouco de prejuízo para não perder mais dinheiro.
No mercado de ações, é preferível que ele não mexa diariamente ou semanalmente nas ações, mas, sim, veja o cenário em longo prazo.
Investidor agressivo
O agressivo é o extremo oposto ao conservador. Para ele, o mercado de ações é um jogo, e perder a chance de lucrar é tão ruim quanto ter prejuízo.
Em crise econômica, quando suas ações estão no prejuízo, ele aproveita para adquirir muito mais. A razão? As ações estarão mais baratas, logo, quando subirem novamente, a carteira dele ficará mais rica ainda.
Estas pessoas, quando têm tempo, mexem diariamente na Bolsa, realizando o chamado Day Trade. É uma tática arriscada, mas que promove muito dinheiro se feito corretamente.
É bom lembrar que é necessário estômago de aço para ser agressivo e bom jogador.
Investidor moderado
Este perfil é onde a maioria se encaixa. Ela é um misto de conservadorismo com agressividade.
Em meio a crise, prefere verificar como ficará a situação, não tendo um plano bem definido como os outros dois. Se estiver confiante, investe mais; caso o contrário, vende.
Os moderados mantém uma análise semanal e mensal.
Conclusão
Procure descobrir seu perfil para saber que caminho tomar nos investimentos. Desta forma, você lucrará mais e sem passar por apuros. Boa sorte!