O Senac é uma ótima opção para cursos profissionalizantes no Brasil, sendo um grande formador de profissionais. Na escola são oferecidas diversas bolsas de estudos para que assim todos tenham acesso à educação, uma forma de inclusão social.
Para quem busca o mercado de trabalho, os cursos e especializações são cada vez mais importantes, visto que as vagas de emprego são concorridas. Dentro das diversas opções de cursos, está o de Porteiro e Vigia, profissão importantíssima nos dias atuais.
Na empresa, são oferecidos cursos presenciais e a distância, sendo educação desde a formação inicial e continuada até mesmo a pós-graduação. Os profissionais são bem capacitados e orientados a estimular os estudantes para que desenvolvam as suas habilidades.
Confira as principais informações do curso, do Senac e também o que é preciso para se inscrever online.
Formação de profissionais no Senac
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, que é conhecido como Senac, foi fundado em 1946, através de um decreto de lei. A instituição é o principal agente de educação profissional no país, e conta com mais de 2.200 municípios atendidos, sendo em diversos pontos do Brasil.
É por meio de cursos profissionalizantes como esse que milhares de pessoas comuns conseguem entrar no mercado de trabalho. A vantagem é que o profissional consegue destaque em posições precisam de certificação para atuar, como a função de vigia.
Os cursos do Senac são populares por, além de presentes em todas as regiões do Brasil, oferecer bolsas de estudo em quase 100% das vagas abertas. O aluno consegue sair instruído e capacitado para entrar no mercado em poucos meses.
Curso de Porteiro e Vigia
No curso de Porteiro e Vigia do Senac, o estudante aprende habilidades para poder atuar em condomínios comerciais e residências, com atividades de controle de portarias e atendimento ao público, sendo vigilância diurna e noturna.
O curso gratuito tem duração de 3 meses, sendo 160 horas de carga horária total, distribuídas em 3 aulas por semana, de segunda, quarta e sexta, sempre das 8h às 12h em uma unidade do Senac.
Os principais temas abordados em aulas são:
- Portaria (60h);
- Segurança Patrimonial (40h);
- Reparos e Manutenção (36h);
- Comportamento Profissional (24h);
- Unidade Curricular Optativa – Estação de Vivência e Prática Profissional (32h).
Quem pode fazer o curso de Porteiro e Vigia
Para se cadastrar no curso de Porteiro e Vigia do Senac, o aluno deverá ter pelo menos 16 anos completos e ter o ensino fundamental completo também. Assim, ele pode estar no ensino médio de forma atuante ou não.
Também é requisito obrigatório para o curso gratuito saber escrever, ler e fazer as 4 operações matemáticas (subtração, adição, multiplicação e divisão).
O investimento no curso é parcelado em 4 vezes de R$ 253,75. Porém, a maioria das vagas abertas para a turma é para bolsistas, já que o Senac oferece oportunidades para pessoas de baixa renda através do Programa Senac Gratuidade.
Como se cadastrar no curso de Porteiro e Vigia
O estudante que se interessar no curso de Porteiro e Vigia do Senac pode fazer uma reserva de vaga diretamente no site da instituição, sendo que para isso basta cumprir os requisitos mínimos obrigatórios já citados aqui.
A seguir, o estudante irá para a aba da pré-matrícula e lá aparecerão diversos campos, solicitando algumas informações pessoais que devem ser preenchidas. Após finalizar as etapas, o aluno terá a sua pré-matrícula confirmada.