As melhorias em residências, casas, apartamentos e terrenos são fundamentais para a construção de um lar. Só que nem todo mundo pode pagar esse investimento á vista. Por isso, a Caixa possui o cartão de crédito Construcard.
O programa Construcard é um financiamento da compra de materiais e equipamentos usados para reformas para pessoas de baixa renda. Para isso, é preciso que comprove o uso do dinheiro para poder solicitar o cartão, que pode ser usado em diversas lojas.
O cidadão interessado e aprovado no pedido recebe um cartão de crédito com a finalidade única de comprar materiais de construção e acabamentos, depois, ele tem um limite de crédito no qual pode ir até uma loja de construção comprar tais produtos.
Confira como funciona o cartão de crédito Construcard e também como solicitá-lo.
Quais produtos podem ser comprados?
Diversos como esquadrias, tijolos, telhas, tintas, pisos, armários não removíveis, elevadores, caixa d'água, piscina, aero geradores, aquecedores e equipamentos de energia fotovoltaica.
O cartão só poderá ser utilizado apenas em lojas credenciadas pelo programa da Caixa. Ao todo, são 85 mil lojas espalhadas por todo o Brasil, desde as cidades mais pequenas até as maiores.
Essa operação é benéfica tanto para o cliente como para loja, já que a empresa recebe o valor à vista da Caixa, pois o cartão funciona como se fosse um débito em conta e, enquanto isso, o dono do cartão pode pagar em um longo prazo.
Requisitos para solicitar o Construcard
Para solicitar o cartão da Construcard, o cidadão deverá atender a alguns requisitos, sendo, ter mais de 18 anos ou ser emancipado. Se for o segundo caso, a documentação tem que estar totalmente em dia e adequada.
Não pode ter dividas no nome e nem mesmo na Caixa Econômica Federal. Também é necessário ter cadastro no Serasa/SPC sem inadimplência, pois por ele as chances de conseguir o seu financiamento aumentam consideravelmente.
É necessário que exista uma comprovação de renda, para que a Caixa saiba que o cidadão tem reais condições de pagar o financiamento. Vale lembrar que, as parcelas são liberadas até 30% do valor do salário comprovado.
Como contratar o Construcard?
O 1º passo é ir até uma das agências da Caixa Econômica Federal, levando os documentos, como:
- Identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda atualizados;
- Documento de garantia;
- Comprovante de propriedade do imóvel (pode ser IPTU).
Se o imóvel for de terceiros, leve uma declaração de ciência assinada e reconhecida em firma.
Após isso, em caso de aprovação, o cidadão deve assinar o contrato, para que receba o Construcard. Fica a critério da pessoa a forma de recebimento do cartão, sendo as opções da própria agência ou na sua residência.
Taxas de juros do Construcard
O Construcard tem uma das menores taxas do mercado e é famoso pelos juros baixos. O saldo do cliente é utilizado e pago com apenas uma taxa de juros.
A empresa informa no portal que são cobrados 2,50% de juros ao mês. O cartão não possui demais tarifas, contudo mais informações financeiras sobre a Caixa podem ser encontradas na site da Caixa.
Central de atendimento e endereço físico
O atendimento do cartão Construcard pode ser feito pelo telefone, de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados das 8h às 14h, no número 3004-2100 (capitais e regiões metropolitanas) ou no 0800-001-2100 (demais localidades).
O endereço físico da sede da Caixa é na Asa Sul, Sbs 4, Bloco A, Lotes 3/4 S/nº, Brasília (DF).