Se você está convencido que é hora de investir suas finanças, saiba nesse artigo sobre as boas ações na bolsa, principais papéis de mercado e os conceitos básicos sobre o chamado Índice de Sustentabilidade Empresarial. Não sabe o que é o ISE? Aprenda agora.
Dois conceitos que estão permeando o mercado financeiro e que trazem boas perspectivas para os investidores são: sustentabilidade e governança corporativa, duas vertentes administrativas que estão na crista da onda do mercado corporativo, isso porque organizações que trabalham esses aspectos são consideradas maduras, estáveis e rentáveis.
O Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE foi criado no ano de 2005 para agrupar até 40 empresas que respeitassem as definições, conceitos e cultura sobre sustentabilidade. A BOVESPA – Bolsa de Valores de São Paulo, por exemplo, trabalha com tal índice e este serve como um dos mecanismos de cálculo de ações de empresas que investem em programas socialmente responsáveis.
Como certo o ISE não deixa nenhuma empresa fora do escopo, mas restringe algumas empresas de setores considerados “pouco amigáveis” como: armamentistas, pornográficos e fumo. No mercado brasileiro o setor que detém maior representatividade de empresas que estão dentro do modelo ISE é o setor bancário, fato que deve ser considerado no momento de investir seu dinheiro.
Do ponto de vista de investimento as boas ações na bolsa, e os principais papéis do mercado estão inseridos dentro de empresas que fazem parte desse grupo participante do ISE. É evidente, que este item não pode ser o único ponto a ser considerado na hora de calibrar suas ações para acertar onde investir suas finanças.
Veja agora algumas das principais ações que compõem as empresas que fazem parte do grupo do ISE, são elas:
- Ações da área de água e saneamento; - Ações da área de carnes e derivados; - Ações da área de energia elétrica; - Ações da área financeira e bancária; - Ações da área de papel e celulose, entre outras.
Para procurar as boas ações na bolsa, e os principais papéis do mercado, o investidor deve analisar as tendências de mercado e outros fatores relevantes, mas perceber se a empresa faz parte de um setor, que esteja dentro do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE pode ser um bom começo para o sucesso financeiro.