Algumas pessoas utilizam seus computadores para acessar a internet, abrir arquivos, assistir filmes, enfim, para executar uma infinidade de atividades, porém muitos usuários se esquecem de se proteger das pragas virtuais.
Existem atualmente muitos antivírus no mercado, mas quem não quer desembolsar dinheiro algum, tem as opções gratuitas que podem ser baixadas na internet, pois o que não pode é ficar sem proteção. Tem aquelas pessoas que não recorrem aos antivírus porque acham que não precisam deles, será este um pensamento correto?
Como funcionam os antivírus
Um antivírus é um programa de computador capaz de detectar e eliminar uma praga virtual que infetou a máquina do usuário.
Os antivírus detectam vírus no computador através do rastreamento de arquivos. Para saber se um arquivo está infectado por algum vírus, é feita uma comparação entre os códigos de programação dos arquivos com o conjunto de “vacinas”, que é uma coleção com partes do código dos vírus. Caso o arquivo rastreado tenha trecho de código parecido com o do vírus, o arquivo encontra-se infectado.
Hoje as empresas desenvolvedoras de antivírus possuem vacinas contra milhares de pragas, evitando que o computador seja invadido e os arquivos do usuário contaminados.
Atualização do antivírus
É importante manter o antivírus atualizado, pois assim o software vai poder reconhecer quando novas pragas infectarem o computador.
Para atualizar é simples, basta estar conectado à internet e efetuar a atualização. A maioria dos antivírus tem a opção de atualização automática, e sempre que a empresa o desenvolveu disponibilizar uma nova vacina, esta é instalada de imediato.
Cuidado com as armadilhas
É necessário muito cuidado ao navegar na internet, pois muitas pessoas mal intencionadas costumam utilizar a rede para invadir máquinas de usuários desavisados e descuidados e capturar dados importantes, como senhas bancárias.
Há muitas formas de enganar as pessoas na internet com promessas irreais. Uma delas são as propagandas que garantem prêmios falsamente, e quando o usuário curioso clica na banner, trata-se de algum tipo de vírus malicioso, cavalo de tróia ou alguma outra praga virtual. Por isso, é preciso muito cuidado ao abrir e-mails contendo anexos ou links, mesmo quando o remetente é alguém conhecido é bom checar, caso a mensagem seja suspeita.
A adoção dessas medidas impede que o seu computador seja invadido por algum vírus e que surjam contratempos que poderiam ser evitados com simples precauções.
Como escolher um bom antivírus
Muitas pessoas ignoram o uso do antivírus em seu computador por pensar que eles deixam a máquina lenta. Mas isso só vai causar mais transtornos, pois se um vírus infectar o computador, pode ser preciso formatá-lo, perdendo todos os dados e configurações.
Algumas dicas ajudam na escolha de um antivírus, como, por exemplo:
1. Verificar se computador suporta o antivírus sem prejudicar demasiadamente o seu desempenho, deixando-o lento. 2. Checar informações na internet e no site da fabricante para saber se o antivírus consegue detectar as pragas virtuais mais comuns. 3. Observar se a fabricante mantém atualizações para novos vírus. 4. Constatar se o antivírus não detecta arquivos não infectados como infectados. 5. Atentar se o programa de antivírus é fácil de utilizar. 6. Balancear custo-benefício, ou seja, se o preço pago compensa o nível de proteção oferecido.
Portanto, quem costuma acessar a internet não está livre de ter seu computador infectado por uma praga virtual, então, o mais sensato a fazer é manter um software de antivírus atualizado para evitar transtornos.