Nos dias quentes de verão, que tal uma fruta refrescante, docinha e repleta de benefícios à saúde? A melancia é uma ótima pedida para enfrentar as altas temperaturas e manter o corpo saudável.
A melancia oferece um alto valor nutricional, pois é fértil em minerais (cálcio, fósforo, potássio, zinco, magnésio e ferro), vitaminas (vitamina C, vitamina A, vitaminas do complexo B - B1, B2, B5 e B6) e antioxidantes (licopeno).
A melancia é uma excelente fonte de água, seu peso representa aproximadamente 90% de água. Ela favorece a hidratação do corpo, beneficia o correto funcionamento dos rins e combate a retenção de líquidos. Ademais, a melancia é abundante em sais de reidratação, tais como sódio, potássio e magnésio que ajudam a manter os níveis adequados de água no corpo, reduzindo assim a sensação de inchaço.
Confira outros benefícios da melancia para a saúde:
- Câncer: a melancia é uma fonte abundante em licopeno, que é um carotenóide de potente ação antioxidante. O licopeno é uma substância que está fortemente associada à prevenção e ao combate do câncer, pois impede o desenvolvimento de células cancerosas. As ações de inibição do licopeno se mostram eficazes sobre os cânceres de pulmão, mama, cólon e próstata. Do mesmo modo, o licopeno ajuda no combate de processos oxidativos que causam lesões ao DNA das células e geram modificações celulares, pois inibe a ação dos radicais livres.
- Energia: por ser rica em vitaminas, principalmente vitaminas do complexo B, tal como a vitamina B5, a melancia é capaz de fornecer maior energia ao corpo. Devido à vitamina B5 (ácido pantotênico), o organismo pode aumentar a extração de energia dos carboidratos, gorduras e proteínas. A vitamina B transforma esses nutrientes em energia para que as funções do organismo ocorram adequadamente. Além disso, a melancia é fértil em ferro, mineral essencial para combater a anemia.
- Pele: devido ao seu alto teor de antioxidantes, tais como a vitamina C, licopeno e outros, a melancia é uma ótima aliada da beleza facial. O consumo da melancia favorece o combate aos radicais livres, que causam danos as células e provocam o envelhecimento precoce da pele (rugas, manchas e sinais de expressão). Ademais, por ser uma fonte abundante de vitamina C, o consumo da melancia beneficia a proteção da pele contra os prejuízos causados pelos raios ultravioletas - UVA e UVB, e ajuda a prevenir outras doenças relacionadas à pele.
- Diurética: uma das propriedades mais conhecidas da melancia é sua função diurética, isto porque a fruta é uma rica fonte de água e de minerais como o potássio, que favorecem a desintoxicação das toxinas através dos rins. A melancia atua como um agente de limpeza do organismo, em especial do intestino, estomago e rins. A fruta também está associada à prevenção de doenças renais - cálculos renais.
- Olhos: fonte de vitamina C, betacaroteno e luteína, a melancia beneficia a proteção dos olhos. A fruta ajuda na prevenção da degeneração macular e catarata em idosos.
- Coração: a melancia atua como um agente cardiovascular, pois age em prol da prevenção de doenças cardiovasculares. A fruta é uma fonte fértil em potássio, antioxidantes e betacaroteno, substâncias que ajudam na manutenção da saúde do coração, pois contribuem para a redução do colesterol mau (LDL) e para a redução da concentração de colesterol nos vasos. Além disso, o potássio juntamente do magnésio, beneficiam o controle da pressão sanguínea e ajudam na inibição de placas de gorduras nas artérias – aterosclerose.
Créditos:http://www.onlinefarma.com.br/
Autor: Karina Silva Farias