Todo mundo tem amigos no Facebook, entra em vários grupos dos mais variados, curte muitas páginas, vê fotos, compartilha, etc. Porém, nem tudo o que você segue aparece sempre e o conteúdo que a maioria pública é "ocultado".
O que isso quer dizer? Quem tem páginas no Facebook, também percebe isso, mas de uma maneira diferente.
Mesmo com um determinado número de seguidores, percebe-se que apenas uma porcentagem bem inferior sempre está curtindo e visualizando o seu conteúdo publicado. Isso é o algoritmo trabalhando...
Muitas pessoas podem pensar que os assuntos que aparecem em nosso feed é algo aleatório, mas não é: tudo é baseado em um algoritmo que determina o que cada usuário irá ver em seu Facebook.
Algoritmo do Facebook: O que é ?
O algoritmo é uma atividade criada exclusivamente para atender algumas situações de cada ferramenta e ela não existe apenas no Facebook, mas está presente também no Google, por exemplo.
Com ele, é possível identificar o perfil de cada usuário, os seus gostos e, para empresas, até mesmo clientes em potencial.
Na prática...
Por exemplo, uma pessoa que é dono de uma lanchonete e cria uma plataforma para receber pedidos online, buscando assim impulsionar as suas vendas.
O desenvolvedor do seu portal irá sugerir um algoritmo que possa automaticamente sugerir alguns produtos complementares e, com isso, uma regra será implementada!
Então, sempre que o cliente pedir um hambúrguer, por exemplo, aparecerá uma opção de desconto de 15% se também pedir batatas para acompanhar o seu pedido.
Outra opção é inteligente é por cadastro: identificar pratos parecidos com antigos pedidos.
Por exemplo: um cliente que sempre pede vegetariano, quando entrar no site verá produtos sem carne, o que pode atrair ele para uma nova compra.
Essas ações também ocorrem no Facebook, porém, com um algoritmo voltado para interpretar o comportamento do usuário, e assim identificar o que ele prefere ver primeiro.
Ninguém sabe direito...
Antes de tudo, vale ressaltar que não é possível conhecer 100% como funciona o algoritmo do Facebook, mas muitos pontos ficam bem visíveis.
Ele sempre vai se basear nas preferencias de cada perfil e para isso é utilizado toda a tecnologia, que vai identificar realmente os seus gostos e deixará a mostra no seu feed.
Como forma de exemplificar, uma pessoa que curte no mesmo dia a página A e B, receberá publicações delas e as suas atitudes diante delas definiram como será a sua relação com o conteúdo.
Caso curta mais postagens da B, conforme for passando o tempo a página A aparecerá menos, pois o algoritmo vai entender que a preferência é pela outra.
Adicionar amigo?
Essa mesma ação ocorre quando um novo amigo é adicionado.
Os que receberem mais curtidas, são sinalizados que o seu interesse é maior e assim é definido o que irá aparecer no seu feed diário.
Tudo isso se torna interessante pois deixa a sua rede social mais com a sua cara, porém, ele também serve para utilizar como marketing, com empresas divulgando anúncios pagos.
Eles aparecem de acordo com o perfil procurado ela empresa.