A procura e a concorrência por concursos públicos cresce a cada dia. Algumas vantagens como estabilidade, bons salários, menos pressão, entre outros são os principais motivos por esta busca. Porém passar num concurso público exige muito do candidato. Os melhores cargos chegam a ter mais de 100 candidatos por vaga. Para que você consiga a desejada efetivação, existem algumas dicas que devem ser levadas em conta.
Dica 1: Preparação
Ninguém passa em um bom concurso sem estudar. Isso é fato. Com uma concorrência enorme, são os pequenos detalhes que definem uma classificação boa de um medíocre. Por isso prepare-se.
Dica 2: Treine
A velha máxima de que a prática leva a perfeição vale aqui também. Existem diversos sites de concursos que disponibilizam simulados e provas anteriores. Busque fazer provas de diversas bancas, para ganhar uma visão maior. Use também estas provas como avaliação para saber onde são seus pontos fortes e fracos.
Dica 3: Planeje
Para fazer uma boa preparação, você deve planejar o que e quando estudar. O primeiro passo é avaliar quantas horas semanais você tem disponível. Após fazer isto, divida por ordem de importância as matérias que você tem de estudar. Divida as matérias em blocos que durem de 1 a 2 horas, para que você possa ter tempo suficiente para se aprofundar num tema e que ele não fique maçante demais.
Dica 4: Pratique exercícios aeróbicos
É isso mesmo que você leu, praticar exercícios aeróbicos pode fazer você passar num concurso. Calma que eu explico. O exercício aeróbico melhora a oxigenação do cérebro, o que consequentemente lhe dá uma maior capacidade. Além do mais o exercício aeróbico é um excelente modo de relaxar, algo essencial em épocas de preparação.
Dica 5: Medite
Já dizia o ditado “mente sã em corpo são”, a meditação é uma excelente forma de melhorar seu autocontrole, acalmar sua mente e consequentemente melhorar sua aprendizagem. Ela completa o efeito do exercício aeróbico. Aqui vale também yoga, tai-chi-chuan, pilates.
Dica 6: Tenha Prioridades
Provavelmente você não irá deixar de trabalhar, de ter responsabilidades e afazeres nesta fase de preparação. Sendo assim, tenha disciplina para eleger suas prioridades. Evite tempo perdido com bobagens e potencialize horas mortas (ônibus, filas de espera, etc.) para estudar. Costumo dizer que concurseiro tem de ter sempre um livro à mão para estudar nas ditas “horas mortas”.
Dica 7: Disciplina
Saiba que a preparação não é fácil e você provavelmente vai pensar em desistir inúmeras vezes. E somente a disciplina lhe fará ter os objetivos realizados. Siga a risca seu planejamento e saiba que esta fase atribulada é passageira. E os benefícios serão para sempre.