É natural ter troca de carinho entre casais, como beijos, abraços e tudo mais. E quando isso começa a não acontecer mais, pode ter certeza que existe algum problema no relacionamento.
E quando sabemos que existe algo diferente em nosso parceiro, começamos a prestar mais a atenção para tentar descobrir o que é, o motivo, o porquê. Só que nem sempre isso é uma tarefa fácil.
O modo como utilizamos o nosso próprio espaço e como se posicionamos fisicamente com o nosso parceiro revela diversos fatos sobre o nosso sentimento em relação a ele. Separamos 5 desses sinais.
1 - Olhares contrários
Uma situação comum entre casais bem conectados é uma linguagem corporal sincronizada, inclusive através dos olhares e, muitas vezes, isso acontecer sem eles mesmos perceber.
Quando as coisas não andam bem, essa situação começa a ocasionar o contrário, que são olhares para locais diferentes e coisas do tipo, sendo um exemplo de desconexão total na relação.
Um exemplo é o seguinte: caso tenha uma discussão com o seu parceiro pouco antes de sair e ir a algum evento, quando chegarem no local, naturalmente, vocês vão evitar contato físico, é algo natural, mas que representa um problema.
2 - Falta de contato olho no olho
O contato olho a olho é completamente importante – e já foi comprovado em um estudo de 1970. Segundo ele, podemos medir o amor romântico simplesmente pelos olhares de casa casal quando estão a sós.
Quando os olhares passam a serem mais escassos entre o casal, comece a se preocupar. As pessoas olham o que mais gostam e se diminuem os olhares, obviamente, tem um problema. Trata-se de uma questão simples de ser vista.
3 - Sem sorrisos com o parceiro
Se tem uma sensação boa é quando o nosso parceiro solta aquele sorriso espontâneo, sem forçar, principalmente quando está apenas no íntimo e sem outras interferências. E melhor ainda quando você sabe que o motivo é você.
O sorriso é o que mostra que estamos comprometidos e interessados em nosso parceiro. E nem precisaria de estudos para comprovar isso, mas existem estudos.
Em um experimento de Gottman, envolvendo casais por um período de 6 anos, a principal diferença de quem se manteve unido era no sorriso. Um casal sem sorrisos um para o outro pode ser o primeiro indicio de um fim.
4 - Pés apontados para fora
O nosso subconsciente pode dizer muita coisa e uma delas, que passa quase sempre despercebido, é a posição dos pés. Os pés apontados para fora significam que as pessoas estão em um sinal de discordância emocional.
5 - O casal se estremece quando falam um com o outro
Em iniciativas românticas, o arrepio é a primeira reação de que algo vai bem, já que ocorre nas profundezas do cérebro emocional de casa pessoa.
Quando um relacionamento já chegou ao fim é natural que tenha um recuo ou ao invés dessa sensação de arrepio, o casal acaba tendo uma atitude contrária ao gesto do parceiro – de negativas.