5 Dicas Para Parar de Fumar de Vez!

O vício do cigarro afeta mais de 15% da população brasileira acima dos 14 anos e é o responsável por várias doenças respiratórias, alguns tipos de câncer, redução da longevidade e várias outras complicações ainda. O tabagismo é um vício forte, mesmo a pessoa querendo parar de fumar, o processo acaba sendo difícil e muitas vezes a pessoa acaba até desistindo. Mas parar de fumar não é algo impossível, com algumas mudanças de hábito e muita força de vontade é possível sim, confira aqui cinco dicas para parar de fumar de vez!

fumar

1° - Desassocie o cigarro do prazer: as substâncias contidas no cigarro são capazes de ativar doze zonas do cérebro responsáveis por nos dar a sensação de prazer. O cigarro e o prazer são ainda mais associados pelo fumante devido ao hábito de fumar no intervalo do trabalho, depois de um cafezinho ou ao beber uma cerveja com os amigos. O primeiro passo é acabar com essa associação de cigarro e prazer. Passe a fumar sozinho e de forma desconfortável, em pé e do lado de fora de casa. Isso fará seu cérebro assimilar que você precisou sair do sofá confortável, por exemplo, para fumar.

2º - Diminua o cigarro gradualmente até parar: como o cigarro é responsável por nos dar aquela sensação de prazer, o primeiro sintoma ao parar de fumar é o mau humor. Para diminuir esse sofrimento, para de fumar gradativamente, fumando 25% a menos a cada semana, até conseguir parar de vez. Por exemplo, alguém que fuma 20 cigarros por dia, pode começar a fumar 15 cigarros por dia durante uma semana, na segunda semana passa a fumar 10 cigarros por dia, na terceira semana 5 por dia e por fim parar na quarta semana.

3° - Drible a fissura pelo cigarro: quando surge a vontade de fumar, parece que é impossível se conter. Mas o que muita gente não sabe é que essa fissura dura apenas de 3 a 5 minutos. Para driblar essa vontade, distraia-se bebendo um copo de água, chupando uma bala ou mascando um chiclete.

4º - Evite o álcool e a cafeína: o álcool e a cafeína desencadeiam reações no organismo que estimulam o desejo de fumar. Por isso, enquanto pára de fumar e até um período após parar, o ideal é evitar o consumo dessas substâncias e manter-se distante de outros fumantes.

5º - Exercite-se: a atividade física é capaz de ativar neurotransmissores que nos dão a mesma sensação de prazer que a nicotina. Por isso, a prática de exercícios físicos pode ser uma forma saudável de substituir a sensação de prazer causada pelo cigarro.

Artigo anteriorPoluição do ar em São Paulo pode gerar câncer, dizem estudos
Próximo artigo5 características para ser líder no mundo globalizado
Laura Martins
Sou Laura Martins, editora do DiscoverTempo.com, onde escrevo sobre estilo de vida, viagens, finanças, entretenimento e desenvolvimento pessoal. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo e mídia digital, dedico-me a criar conteúdos envolventes e práticos que ajudam os leitores a se manterem informados e inspirados. Minha missão é transformar temas complexos em informações simples e acessíveis — seja ao cuidar das finanças, planejar uma viagem ou buscar equilíbrio no cotidiano. Tenho paixão por unir informação e curiosidade para inspirar escolhas mais conscientes.

Não há posts para exibir