1. UM BOM TRIPÉ É FUNDAMENTAL
Um dos primeiros passos para uma foto mais nítida é o uso de um tripé profissional. Mesmo exposições curtas sempre há o risco de obter uma imagem tremida. É preciso, dentre outras coisas, que a câmera esteja firmemente estática, segurando na mão isso é quase impossível.
Um tripé profissional geralmente não vem com a cabeça pivotante, isso significa que você terá de comprar também esse acessório. Mas, acredite... Valerá a pena!
2. USE UM OBTURADOR OU O AUTOTIMER DA CÂMERA
Quanto menos você mexer na câmera enquanto ela captura a imagem melhor será a nitidez da fotografia. Comprar um obturador para fazer o disparo sem tocar na câmera é ideal. Mas, se você não pode comprar um obturador então use o autotimer, programe ele para disparar alguns segundos depois que você clicar. Assim, quando a foto for tirada sua mãozinha estará bem longe do equipamento.
3. DESATIVE A REDUÇÃO DE RUÍDO DE VIBRAÇÃO
Comprados o tripé e a cabeça pivotante sua câmera está paradinha e, portanto, você não precisa ativar a “VR” de sua lente. Mas, a “VR” é para reduzir o ruído, não é? Isso, ela é para reduzir o ruído. Acontece que quando não há nenhuma vibração no equipamento a “VR”, estando automática, procurará e se não encontrar algum movimento ela mesma pode causar uma "vibração". A regra é simples: câmera na mão “VR” ativada, câmera no tripé “VR” desativada.
4. DESCUBRA A ABERTURA MAIS NÍTIDA DE SUA LENTE
Descubra e fotografe com a abertura mais nítida que sua câmera é capaz. No geral, o que mais se aproxima são dois stops completos abaixo da abertura máxima; ou seja, se usa lente é f/2.8, as aberturas mais nítidas são f/5.6 e f/8. É verdade que em alguns casos é quase impossível usar esse recurso. Mas, usar essa regra traz um resultado muito eficaz.
5. NÃO AUMENTE O ISO
Aumentar o ISO resulta em ruídos, a famosa granulação na imagem. Para evitar tal problema, o ideal é combinar a velocidade de exposição com abertura do diafragma. Em vez de tentar resolver o problema aumentando o ISO procure outras alternativas: o tema que você vai fotografar pode ser redirecionado para um lugar mais claro? Aproximar- se do tema é possível ou você tem mesmo de usar o zoom da lente? Não há nenhum recurso para melhorar a iluminação do ambiente? Enfim, aumentar o ISO deveria ser a última das últimas alternativas.
Não se esqueça que a melhor maneira é o treino. Treine, fotografe sempre e experimente todos os recursos possíveis. Teste todas as configurações e diversifique os horários e locais para fotografar. A melhor descoberta e o melhor aprendizado continua sendo a experiência do ato de fotografar.
Fotografia: Susana Martins