Estamos passando por uma era aonde o conceito de educar um filho esta mudando. E como toda mudança, ela traz desconfianças e incertezas. Porém independentemente da época, devemos lembrar que educar é antes de mais nada preparar para a vida, para viver em sociedade. Pais que não preparam para isso, muito provavelmente irão ter problemas futuros no que diz respeito ao seu filho.
E para ajudar você leitor a descobrir se seu filho está sem limites veja algumas dicas a seguir:
Ele Não Admite Ser Contrariado
A primeira e talvez a principal característica de crianças sem limites. No dia a dia todos somos contrariados diversas vezes em nossas vontades e desejos. Ninguém pode fazer o que quer o tempo todo. Porém não é esta mensagem que alguns pais passam aos seus filhos. Para evitar um stress momentâneo, vão fazendo o que a criança quer, mostrando para ela que o mundo tem de fazer suas vontades, algo que não acontecerá na vida adulta...
Não Respeitar as Pessoas
Outra característica comum a todas as crianças sem limites. Os pais não cobram que esta criança respeite adultos, idosos, outras crianças, dando-lhe a mensagem que ele é o ser mais importante do mundo. Pode até ser para os pais, mas com certeza não será para a sociedade.
Ser Interesseiro
Característica bastante comum e muitas vezes escondida pelos pais. Na minha experiência como educador, já vi diversas vezes pessoas oferecendo recompensas para seus filhos em troca de bom comportamento. Resumidamente premiam algo que é obrigatório da criança e deve ser cobrado pelos pais sem trocas.
Quer Ser o Centro das Atenções
Crianças sem limites, na maioria dos casos tentam chamar a atenção o tempo todo. Em alguns casos pode ser carência ou em outros apenas reflexo de uma educação que prioriza a criança acima de tudo e de qualquer coisa.
Não Ter Responsabilidade
Criança tem de ter responsabilidade. Desde pequena a criança tem de aprender que seus atos tem consequências. E esse aprendizado acontece nos pequenos atos, como ajuntar os brinquedos (Se ele tinha disposição para brincar, tem de ter para guardar), fazer pequenas tarefas no dia a dia familiar ( tirar o lixo, arrumar o quarto, lavar a louça, etc). E responsabilidade não se constrói apenas na idade adulta, tem de ser trabalhado desde os primeiros passos.
Existem outras diversas características que as crianças sem limites tem, porém estas acima são ao meu ver as principais. Se você é pai ou mãe lembre-se que a tarefa de educar é sua.