3 Erros de Comunicação Que Podem Ser Evitados

Comunicação! 3 Erros... (Imagem: Microsoft)
Comunicação! 3 Erros... (Imagem: Microsoft)

Quem não se comunica...

ANÚNCIO

Já parou para pensar em quantas confusões e brigas você se envolveu apenas por um erro de comunicação? A forma de falar, o tom e a expressão fazem toda diferença na hora de comunicar alguma mensagem a qualquer pessoa.

Casais, pais e filhos, amigos acabam discutindo e tendo sérios problemas de relacionamento por não saberem como falar o que sentem. E frequentemente nos pegamos dizendo ao final da briga: “não foi isso que eu quis dizer!”. Então por que a outra pessoa entendeu isso? A comunicação não foi bem feita.

É comum as pessoas apontarem que aquele ou aquela é uma pessoa comunicativa, logo sabemos que se trata de alguém que fala bem, que se expressa com propriedade e firmeza. Mas acontece que comunicar não é falar bem, comunicar é falar e ser compreendido.

ANÚNCIO

Além disso, comunicação envolve ouvir. Não é possível que duas pessoas se comuniquem quando apenas uma fala e não se dispõe a ouvir a outra parte.

E a sabedoria popular adverte que temos dois ouvidos e uma boca, para ouvir mais do que falar.

E agora? Quais são os erros? Como corrigi-los?

ANÚNCIO

1- NÃO PARAR PARA OUVIR

Durante uma discussão acalorada sobre algum assunto importante, as pessoas envolvidas acabam por não escutar o outro e seus argumentos, ao invés disso, elas ficam pensando sobre o que dirão em seguida. Sem ouvir a outra parte é impossível que haja uma comunicação produtiva.

Um dos grandes problemas do casamento é justamente a falta de diálogos eficientes, em que ambos falem e se escutem reciprocamente. Mas isto não é um erro apenas dos casais. Repetidamente todos fazem isso em alguma de suas relações. Então comece a exercitar sua audição, aprenda a se calar e ouvir quando necessário. Esse comportamento irá e muito melhorar suas relações.

2 - LINGUAGEM NÃO VERBAL ERRADA

Você acreditaria em alguém que está largado na cadeira, mas diz que quer a vaga de emprego? Ou em alguém que afirma estar feliz com o presente, mas mantém uma expressão carrancuda? NÃO!

Exatamente porque nossas expressões faciais e corporais são parte fundamental da comunicação. Então quando você diz algo e seu corpo diz outro, a sua mensagem fica confusa. E isso envolve sinceridade. Sentir e saber dizer o que sente. Cuidado com sua postura, seus gestos e seu rosto, eles podem falar mais do que o que você diz.

3 - TOM DE VOZ

A verdade precisa ser dita, toda relação precisa disso, mas não pode ser dita de qualquer jeito. O tom de voz alterado, pode causa uma grande confusão e acabar com qualquer boa tentativa de se comunicar. Por isso que a comunicação escrita, como mensagens no celular, bate-papo de redes sociais ou e-mails, por exemplo, podem transmitir uma ideia errada justamente por faltar o tom que a voz dá ao que se fala.

Gritar, ser rude, grosseiro, afeta diretamente na eficácia da sua comunicação. Ninguém consegue ouvir o que uma pessoa grossa diz, só presta atenção à sua forma de falar. Durante uma briga quem grita mais “parece” vencer, mas na verdade quem perde é a relação.

Aprenda a se comunicar! Treine a você mesmo em pequenas coisas e logo você vai poder experimentar relacionamentos mais saudáveis e diminuir as chances de ser mal interpretado. Afinal, como diria o famoso Chacrinha: “Quem não se comunica se trumbica”.