1. "Seja um homem!"
É importante para as crianças a aprender a expressar suas emoções, mas declarações como essa cria pessoas emocionalmente indisponíveis para o amor (mas amam mesmo assim). 2. Dizer para as meninas:"Meninos não fazem isso."
Você não quer que seus filhos parem de explorar algo que possam fazer muito bem. 3. "Espero que um dia você conheça um garoto que aja como você."
Parece uma coisa inteligente para dizer para fazê-lo entender como ele se comporta, mas você está basicamente dizendo à seu filho que a experiência de criá-lo é tão ruim que você espera que ele sofra com isso também. 4. A mãe diz para o filho "Seu pai é um idiota."
Seu parceiro ou ex, pode de fato ser um tolo, mas é importante lembrar que você está falando sobre o pai do seu filho. Mais do que isso, quando você fala dessa maneira você está enviando para a criança a mensagem de que não há problema em falar sobre as pessoas da sua família dessa maneira. 5. "Você e seu irmão são ...."
Isso faz com que seus filhos se sintam como se estivessem dentro de caixas que eles podem querer sair dela um dia de maneira rebelde. 6. "Cale-se!"
Ninguém gosta de ouvir ordem para "calar a boca", mas se você diz isso a todo o momento e quando está com raiva é o suficiente para os seus filhos também façam gritem para os outros. 7. "Por que não tenta ser mais parecido com seu irmão / irmã?"
Isso só cria sentimentos de inadequação e rixa entre irmãos. 8. "Pare de gritar ou eu vou te dar uns tapas para chorar!"
Muitos pais têm deixado cair este velho costume por gerações, mas quando parar para pensar sobre isso verá que está basicamente ameaçando seus filhos. 9. "Por que você não faz nada direito?"
As crianças aprendem por tentativa e erro, mas nunca tentarão nada de novo se você já fez com que tenham medo de tentar. 10. "Não há nenhuma razão para ter medo. Apenas faça! "
Dizer para o seu filho que não há nenhuma razão para ter medo de algo não muda o fato de que eles estão com medo. Em vez disso, tente ouvir por que seu filho diz que está com medo. 11. "Isso é o que você ganha por não ouvir!"
Você pode sentir estranha uma sensação de vingança quando seu filho cai e se machuca mesmo após você ter dito para não correr em casa, mas quando você usa a frase acima, em apenas cria ressentimento e arruína a chance de um momento de aprendizado. 12. "Você é uma menina má / ou menino!"
Quando você diz isso, está esperando que seu filho ou filha para de agir errado, mas tudo o que você está realmente fazendo sem querer é reforçar a idéia de que eles são ruins. Seria melhor dizer algo como: "Agora você não está agindo como a boa menina / menino que eu sei que você é." 13. "Eu odeio meu corpo."
Ao criticar o seu corpo,os seus filhos aprenderão a criticar o deles. Se, entretanto, você projetar uma imagem positiva do corpo, os seus filhos vão ter muito mais probabilidade de crescer e ser feliz com a forma como eles são. 14. "Eu também era ruim em matemática. Você melhora depois!"
É fácil pensar no seu filho como uma extensão de si mesmo, mas a verdade é que ele não tem que ser ruim em matemática só porque você era. 15. "Deixe-me fazer isso por você."
Se continuarmos a escovar os dentes dos nossos filhos, amarrar os sapatos, ou fazendo a lição de casa, eles nunca vão aprender a fazer as coisas por si mesmos. 16. "Você parece muito melhor quando você ..."
Você pode pensar que está oferecendo uma crítica construtiva, mas ainda assim é crítica, isso que pode ter consequências devastadoras sobre a auto-estima do seu filho.