O site CIES Football Observatory fez um estudo no mês passado e revelou quais são os 100 jogadores de futebol mais valiosos do mundo. E há nomes já conhecidos como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Porém, tem muitas surpresas também.
Se você quer conhecer uma boa parte dessa lista e se surpreender com os primeiros colocados que foram listados como mais valiosos, acompanhe!
A grande surpresa: Mbappé
Em primeiro lugar, ficou a sensação francesa, Kylian Mbappé, que aos 20 anos, já é uma grande estrela do atual campeão Francês, PSG, e titular e camisa 10 da seleção campeã mundial na copa mundo da Rússia, em 2018, onde fez o gol do título, contra a Croácia por 4 a 2.
Isso o fez ser o mais novo a ter deixado sua marca num final de copa, desde o Rei Pelé em 1958.
Ainda foi escolhido como o Melhor Jogador Jovem da Copa do Mundo. Por conta disto tudo, está avaliado em 218,5 milhões de euros.
Harry Kane e Neymar
A segunda colocação ficou com o furacão inglês, Harry Kane, que também desempenhou um grande papel na copa, se sagrando o artilheiro da competição com seis gols.
Se valor estimado é de 200,3 milhões de euros. Para fechar o top três, o brasileiro Neymar, companheiro de Mbappé no Paris, 197,1 milhões de euros.
E o Messi e Cristiano Ronaldo?
Os grandes rivais que protagonizam há 10 anos a disputa de melhores jogadores do mundo, o argentino Messi, e o português Cristiano Ronaldo, que somam juntos, 10 bolas de ouro, sendo cinco para cada um, também aparecem na lista.
Lionel aparece no Top 10, na sétima posição, tendo o valor de 171,2 milhões. Já o gajo, aparece só na 19ª, avaliado como 217,2 milhões.
Fechando os 10 jogadores com maior valor de mercado, em quarto lugar vem o inglês, Raheem Sterling, quinto, o egípcio, Mohammed Salah, sexto, o argentino, Paulo Dybala, sétimo, o também argentino, Lionel Messi, oitavo, o belga, Romelu Lukaku, nome, o brasileiro Philippe Coutinho e pra finalizar o alemão, Leroy Sané.
A pesquisa
Para chegar a estes números, o CIES Football Observatory calcula o preço de todos os jogadores de futebol, se baseando em um algoritmo predeterminado em 21 variáveis, que são dividas alguns elementos.
Entre as variáveis estão: os resultados alcançados por cada um, em suas agremiações e seleções, a idade, a liga em que atual, e o nível econômico do clube de liberação. Calculado tudo isso, é formado com exatidão o valor de mercado de cada atleta.
Jogadores brasileiros são destaques
Mesmo sem ganhar uma bola do mundo desde 2007, a última foi com Kaká, quando jogava pelo Milan, o Brasil ainda é o país com mais representantes entre aqueles que possuem um valor de mercado que ultrapasse a casa dos 100 milhões, são seis atletas:
- Em 9 º lugar Philippe Coutinho, Barcelona, 157 milhões,
- 13º Roberto Firmino, Liverpool, 145,6 milhões,
- 15º Gabriel Jesus, Manchester City 134,6 milhões,
- 24º Alisson, Liverpool, 105,6 milhões e
- Ederson, Manchester City, 100,1 milhões em 27º.
Os países que mais se aproximam do Brasil são Inglaterra e França, ambos com cinco representantes, seguidos de, Argentina, Portugal, Bélgica com dois cada e Egito, Alemanha, Senegal, Uruguai e Itália tendo um representante por país.