O que não dizer
Frases de efeito na hora, lugar e para a pessoa certa, podem surtir efeito negativo ou positivo. Conhecer essa dinâmica do comportamento humano, não em regra geral, mas nas atitudes mais comuns, pode evitar situações conflitantes. Conheça frases de efeito que devem ser evitadas quando uma pessoa está nervosa.
1 – Fique calmo!
Começamos com a frase mais poderosa quanto a efeito negativo quando alguém que está sob forte irritação ou surto de raiva escuta essa fala. Para o irritado, não tem nada pior do que mandar ele se acalmar, quando na verdade acredita está cheio de razão. Então ele pode gritar: Estou calmo, droga!
2 – Fale baixo, não grite.
Com certeza o indivíduo irá gritar ainda mais dizendo a plenos pulmões: Eu não estou gritando!
3- Cala a boca!
Nossa, nem pense em dizer isso. A pessoa que está falando alto ou aos berros encara essa frase como uma afronta. Imagine se ele ou ela se calar, só está dizendo o que é certo. Bem, isso só na cabeça deles nesse momento.
4 – Ninguém quer ouvir isso.
Com certeza o sujeito acha que os demais têm que ouvir, pois ele está falando o que é certo.
5 – Deixa de ser Chato (a) !
É preciso ter cuidado com essa fala, para a pessoa sob tensão e com necessidade de falar, pode dar margem para um bate boca.
6 – Assim ninguém consegue te aturar.
Pronto, ao dizer isso, você abre um aporta para o excesso de reclamações do tipo, eu faço isso, faço aquilo e aquilo outro por você. Muito comum nos relacionamentos amorosos.
7 – Esfrie sua cabeça.
8 – Deixa isso pra lá.
Imagine deixar pra lá o assunto em questão. O nervoso pensa que tem que resolver aqui e agora.
9 – Você está sendo inconveniente.
Ele (a) acredita ser tudo menos isso.
10 – Você precisa de um médico.
Se essa frase for dita na hora em que o sujeito estiver nervoso, ele pode pensar que você está pensando que ele é maluco e que o médico sugerido é um psiquiatra. Dependendo do nível de irritabilidade e sendo constante, consultar um médico ou psicólogo é uma orientação sensata, só que dito na hora errada pode desencadear agressividade. Agora já sabe o que não dizer nos momento em que uma pessoa aparenta descontrole.