10 fatos da TV que nos fazem repensar a passagem do tempo

A televisão é uma das máximas do entretenimento e está presente em nossas vidas desde sempre, criando marcos inesquecíveis.

Desde personagens memoráveis a programas que a gente já não sabe viver sem - a TV Globinho que o diga - a TV tem o poder de nos fazer ver a vida de uma forma completamente diferente.

E a forma como vemos o tempo também é afetada enormemente por essa nossa companheira de todos os dias. Programas que acompanhamos desde sempre, atores que vemos crescer e se transformar, grandes nomes que se vão e deixam um buraco no coração da gente.

Destas e de diversas outras formas, a TV tem o poder de alterar a nossa percepção do tempo e nos fazer repensar a forma como a nossa sociedade muda.

Abaixo, trouxemos 10 casos que mais do que comprovam isso. Acompanhe!

1 - Malhação e o Facebook

Você sabia que, quando o Facebook foi criado, em 2004, “Malhação” já estava no ar há 11 anos? A novela voltada ao público jovem da globo é a mais velha da emissora e já está há 24 anos sendo exibida.

2 - Sandy e Junior & Luan Santana

Quando a pequena dupla que ganhou o coração de todo o Brasil no começo da década de 90, Sandy e Junior, lançava o seu primeiro disco “Aniversário do Tatu”  há 28 anos, o cantor Luan Santana ainda era um bebezinho. Sandy tinha 8 e Junior apenas 7.

3 - Galvão Bueno tem a mesma idade que a TV brasileira

Em 21 de Julho de 1950 nascia o dono de uma das vozes mais conhecidas da TV brasileira, Galvão Bueno. Menos de um mês depois, em 18 de setembro de 1950, a TV Tupi, primeira emissora do Brasil, exibiu o seu primeiro programa. Galvão Bueno tinha menos de um mês de vida!

4 - TV e escravidão

Quando a primeira versão de “Sinhá Moça” foi exibida, em 1986, não havia nem cem anos que os escravos brasileiros haviam sido libertos pela Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 1888.

A novela acaba justamente com uma representação desse período.

O tema escravidão já havia sido abordado 10 antes pela novela “Escrava Isaura”, um marco da teledramaturgia brasileira.

E o mais aterrador é que, enquanto Escrava Isaura era exibida no Brasil demonstrando o terror vivido pelos negros durante o período, na Mauritânia ainda existia escravidão.

O país africano só aboliu a escravidão em 1981, e o mais chocante é que a prática só passou a ser considerada crime em 2007.

5 - Já são 7 anos sem a icônica Carminha

Avenida Brasil foi uma novela tão marcante que continua viva nas nossas memórias até o dia de hoje.

Na verdade, parece que foi ontem que Carminha fazia suas piores maldades e sofria a vingança de Nina. Mas já são sete anos sem essas icônicas personagens!

6 - 50 anos de Jornal Nacional

Em 2019 o Jornal Nacional completa 50 anos de exibição. A primeira edição do telejornal foi transmitida em primeiro de setembro de 1969.

Naquele ano, a atual apresentadora do programa, Renata Vasconcellos, não era sequer nascida. Renata só nasceria 3 anos depois, em 1972.

7 - Primeiro beijo gay da TV brasileira

O primeiro beijo gay da TV brasileira aconteceu na década 60, no ano de 1963, há 56 anos atrás.

A cena foi protagonizada pelas atrizes Vida Alves e Geórgia Gomides, na novela “A Calúnia”, exibida pela TV Tupi.

E o mais curioso é que esse beijo aconteceu apenas 11 depois do primeiro beijo na TV do país, também protagonizado por Vida Alves.

8 - Silvio Santos e Guns ‘n’ Roses

Em 1962 Silvio Santos estreava na TV brasileira com o programa “Vamos Brincar de Forca”, na extinta TV Paulista.

No mesmo ano, nasceu dois dos maiores nomes do rock internacional: Bon Jovi e Axl Roses.

9 - Pedro Bial e a queda do muro de Berlim

Pedro Bial foi o repórter de uma das cenas mais impactantes do jornalismo televisivo do Brasil: a queda do muro de Berlim, em 1990.

Para quem o conhece apenas do Big Brother Brasil, programa que ele apresentou por 16 anos, fique sabendo que ele trabalha na Globo já há 38 anos, emissora na qual ele também cobriu a Gerra do Golfo e a morte do papa João Paulo 2°.

10 - Interatividade 10 anos antes do Big Brother Brasil

O Big Brother Brasil foi um dos primeiros programas interativos no Brasil e um dos responsável por popularizar este tipo de entretenimento por aqui.

Mas 10 anos antes, entre 1992 e 2000, o “Você Decide” já pedia para que os telespectadores votassem entre dois desfechos diferentes.

Artigo anteriorSurfista Brasileira vira boneca Barbie
Próximo artigoMoto Z4 Play deve vir com notch em forma de gota e sensor de digital na tela
Laura Martins
Sou Laura Martins, editora do DiscoverTempo.com, onde escrevo sobre estilo de vida, viagens, finanças, entretenimento e desenvolvimento pessoal. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo e mídia digital, dedico-me a criar conteúdos envolventes e práticos que ajudam os leitores a se manterem informados e inspirados. Minha missão é transformar temas complexos em informações simples e acessíveis — seja ao cuidar das finanças, planejar uma viagem ou buscar equilíbrio no cotidiano. Tenho paixão por unir informação e curiosidade para inspirar escolhas mais conscientes.

Não há posts para exibir